Hospital Promater de Natal inaugura Centro de Infusão de medicamentos

Garantir que o tratamento infusional de pacientes que precisam de medicamentos intravenosos seja ainda mais assertivo, eficiente e seguro: esse é o objetivo do Centro de Infusão do Hospital Promater de Natal (RN), rede Americas, que acaba de iniciar suas atividades.

Marco Antônio Zeroncio, gastroenterologista e coordenador médico do Centro de Infusão da Promater, informa que o setor atua de forma integral, não sendo somente destinado a ministrar as medicações, mas também dar acolhimento com o apoio de uma equipe multidisciplinar formada por reumatologista, dermatologista, farmacêutico, gastroenterologista, psicólogo e enfermeiros. “Os pacientes que precisam receber essas terapias, por vezes, necessitam do suporte médico imediato, pela possibilidade de apresentar reações adversas”, explica.

O coordenador e especialista diz, ainda, que alguns casos de gestantes e de bebês prematuros também exigem a necessidade de uma equipe especializada para a aplicação dos medicamentos intravenosos, intramusculares e subcutâneo e que o setor tem capacidade de realizar até 70 infusões mensais, portanto as pessoas necessitam ser informadas de que há um serviço exclusivo para essas situações no hospital.

Naeli Silvério, enfermeira assistente, do Centro de Infusão explica que os pacientes se sentem mais seguros em um ambiente preparado para ministrar esses medicamentos, além de haver a garantia de que, em caso de intercorrências e reações, as equipes estarão de prontidão para um atendimento ágil. “Por estarmos dentro de um hospital, que conta com todo o aparato necessário para emergências, nossa estrutura fica ainda mais completa”, pondera.

Outro aspecto importante é que a área conta com atendimento exclusivo para cuidar dos trâmites burocráticos, a exemplo de autorizações pelos convênios e novos agendamentos. “A equipe foi pensada para agilizar todos os processos e oferecer mais conforto para que os pacientes só precisem vir até o setor e receber seu medicamento com tranquilidade”, finaliza.

O serviço fica aberto das 7h às 17h, de segunda à quinta-feira e, das 7h às 16h, na sexta-feira. Atende a diversos convênios e também particular. Para iniciar o acompanhamento é necessário que um médico referencie os pacientes por meio de relatório com a história do paciente, assim como a prescrição clínica.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.