Ações especiais marcam a Semana da Segurança do Paciente

O Dia Mundial da Segurança do Paciente foi criado em 2019. A data tem o objetivo de mobilizar pacientes, profissionais de saúde, formuladores de políticas, pesquisadores, redes profissionais e o setor de saúde para defender a segurança do paciente. Sabendo da importância da data, o Hospital Santa Teresa, em Petrópolis (RJ), comemora, entre 19 e 23 de setembro, a semana da segurança do paciente. A data conta com atividades para os funcionários da instituição, abordando a temática.

Preservar o bem-estar de seus pacientes e evitar riscos no período em que estiverem internados é o objetivo das ações de segurança. A coordenadora de segurança do paciente do Hospital Santa Teresa, Ana Paula Meireles, explica que o envolvimento de todos os colaboradores em prol desta causa é um diferencial. “O envolvimento dos colaboradores faz toda diferença para a segurança do paciente. Desde os que estão na assistência até os da alta direção. São pessoas que colocam a segurança em primeiro lugar e sempre estão abertas para debates”, disse a coordenadora.

Inovações e mudanças são necessárias quando se trata do tema. Investir em tecnologias e estratégias para segurança além de possibilitarem uma melhor estadia ao paciente, também auxiliam o trabalho dos médicos e enfermeiros.

“Existem muitos movimentos de segurança que são feitos aqui no Santa Teresa. Implementamos recentemente, um novo sistema de notificação, com um monitoramento maior e envolvimento das áreas nas análises incidentes. Além disso, outra novidade que tivemos é a checagem de medicação beira-leito, mudança pensada para termos uma medicação ainda mais segura”, explicou a especialista.

Os selos de qualidade consagram serviços bem prestados através da análise de indicadores específicos a serem atingidos. Este ano o HST conquistou o selo da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que seria uma metodologia de avaliação destinada a organizações que prestam serviços para a saúde. O hospital vinha se preparando há cerca de cinco anos para conseguir a certificação.

“Foi um grande desafio porque os requisitos mudaram, era um manual novo. Precisamos nos adaptar e aprender muita coisa em um espaço curto de tempo, mas o hospital correspondeu e conseguimos a certificação”, completou Ana Paula.

A ONA segue padrões que são focados em segurança do paciente em todas as suas subseções. Isso fez com que o hospital repensasse as suas estratégias não só físicas, mas também de comunicação com os enfermos. “Quando você define padrões, define o seu perfil e o seu atendimento de um modo personalizado para cada paciente, traz segurança a ele. Demonstra cuidado, além de colocar todo mundo na mesma página”, ressaltou a coordenadora.

Além disso, o HST também conquistou este ano o selo do COFEN, inédito na região, cuja finalidade é estimular o desenvolvimento dos profissionais de enfermagem e a qualidade assistencial. Na ocasião, os enfermeiros fizeram uma adequação de seus processos, trabalharam com o modelo assistencial de enfermagem (MAE), criaram protocolos e amadureceram a equipe. Tudo isto foi feito pensando na experiência do paciente e humanização dos cuidados.

Segundo o gerente de Enfermagem, Márcio Bastos, o Selo tem importância para os profissionais, mas também para a população: “Ao conceder o Selo, o Conselho atesta que a assistência prestada na instituição é de alto nível e reconhece a qualidade das equipes de técnicos de enfermagem e enfermeiros. Se por um lado, a certificação garante aos nossos clientes que temos uma equipe capacitada para cuidar, o Selo também comprova que, em nossa instituição, os profissionais exercem a profissão de maneira segura, respeitosa e transparente”, avaliou.

Redação

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