Lançado em setembro, o Campus ABIMED, uma parceria da Associação Brasileira de Tecnologia para Saúde (ABIMED) e do SENAI/CIMATEC, apresenta seus três primeiros cursos disponíveis para os profissionais da área da Saúde. São eles: Avaliação do Impacto Regulatório no Ciclo de Vida dos Produtos para Saúde; Avaliações Econômicas em Saúde; e Avaliação de Tecnologias em Saúde.
O primeiro curso a ser disponibilizado será Avaliação do Impacto Regulatório no Ciclo de Vida dos Produtos para Saúde. Nele, os profissionais serão preparados para atuarem com assuntos regulatórios, qualidade e segurança de produtos para saúde. A grade do curso aborda temas como ciclo de vida, gerenciamento de risco e certificação profissional.
“A área de produtos para saúde requer, cada vez mais, profissionais integralmente dedicados às questões regulatórias, de modo que eles possam interpretar e implementar um volume cada vez maior de regulamentações sanitárias. Atualmente existem mais de 5.000 diferentes tipos de tecnologias nesta área e, sendo o Brasil um dos grandes mercados para investimentos em saúde, é cada vez maior o interesse em introduzir produtos inovadores no país”, explica a professora Letícia Alencar, do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Avançados de Saúde (ISI-SAS), conhecido também como CIMATEC Saúde, e uma das docentes do programa.
Fruto do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre ABIMED e SENAI/CIMATEC, o programa Campus ABIMED faz parte da iniciativa Academia ABIMED. A previsão de início do primeiro curso é 7 de novembro e as aulas ocorrerão até o dia 12 do mesmo mês. Para se inscrever acesse o site do CIMATEC. Os participantes receberão certificados emitidos pela entidade parceira da ABIMED, que, por sua vez, assinará como apoiadora institucional. A carga horária do primeiro curso é de 24 horas.
O Campus ABIMED é uma iniciativa é destinada à qualificação especializada para o desenvolvimento e a capacitação dos colaboradores das empresas associadas da entidade, por meio de treinamentos direcionados para as necessidades do setor de dispositivos médicos. O projeto faz parte de ações da Associação relacionadas ao seu eixo estratégico de Educação e irá abranger todas as esferas de atuação, das áreas operacionais às de gestão.