A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS) foi a grande vencedora da edição nacional do Prêmio Aberje 2022 na categoria Comunicação e Relacionamento com o Público Interno. Concorrendo com cases de outras quatro regiões do país, a conquista reconhece o trabalho de pertencimento, humanização e engajamento realizado há seis anos na instituição com a celebração do Dia do Abraço.
Em cerimônia realizada em 29 de novembro, em São Paulo, a Santa Casa foi representada pelo diretor Administrativo, Jader Pires, e pelas gerentes de Comunicação e Marketing, Andréa Schüür Macagnan, e de Gestão de Pessoas, Marluci Reche. A ação é um trabalho conjunto das duas áreas, que desde 2017 trabalham o Dia do Abraço, celebrado no dia 22 de maio, como principal iniciativa estratégica de endomarketing. A data também reforça o Jeito Santa Casa de Ser, programa corporativo que promove o orgulho de pertencer, sensibiliza e qualifica os colaboradores para uma assistência hospitalar humanizada e de excelência.
“Esse prêmio é o reconhecimento de um esforço permanente da nossa gestão no sentido de cuidar dos profissionais que se dedicam diariamente para fazer da Santa Casa um centro de referência e de qualidade de atendimento. Nosso olhar sempre teve as pessoas como o centro das diretrizes de crescimento e desenvolvimento da instituição, um empenho constante em ser referência nesse cuidado”, ressaltou o diretor Administrativo, Jader Pires.
Intitulado ‘A gente abraça tudo que faz: a comemoração do Dia do Abraço como fortalecimento da cultura organizacional’, o case destacou o desafio de reinventar uma ação marcada pelo contato físico em meio a uma pandemia, onde o distanciamento social havia se tornado a principal forma de proteção.
Dia do Abraço 2022
Santa Casa de Porto Alegre recruta pacientes para 19 estudos
Conduzindo pesquisas nacionais e internacionais, o Centro Multidisciplinar de Pesquisa Clínica da Santa Casa de Porto Alegre conta com 19 estudos abertos para recrutamento de pacientes. Os critérios e demais informações sobre cada um deles estão disponíveis em pesquisa.med.br/estudos.
Os estudos consistem na inclusão do paciente no protocolo, acompanhamento e monitoramento para avaliar o desfecho do tratamento. Nesse processo, o paciente conta com uma equipe completa, com médicos, enfermeiros, biomédicos e farmacêuticos, todos com experiência no acionamento dos protocolos de assistência para proporcionar segurança no tratamento dos voluntários.
“A pesquisa clínica é uma oportunidade real que os pacientes podem ter para acessar as melhores tecnologias e, consequentemente, ter os melhores desfechos dentro das suas condições”, explica a gerente de Ensino e Pesquisa da Santa Casa, Roberta de Almeida.
Além dos estudos, o Centro Multidisciplinar de Pesquisa da Santa Casa conduz também programas de acesso expandido e de uso compassivo há mais de 20 anos. Nesse período aprovou mais de 200 estudos clínicos em seu Comitê de Ética, possibilitando o acesso a tratamentos diferenciados para inúmeros pacientes.