Hospital São Vicente de Paulo: Programa de higiene de mãos é reconhecido pela maior autoridade do assunto

O programa de higienização de mãos do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP-RJ), teve reconhecimento de uma das maiores autoridades do mundo em prevenção de infecção e promoção de higiene de mãos, o médico suíço Didier Pittet, professor do Hospital de Genebra e líder do Desafio Global para Segurança do Paciente da Organização Mundial da Saúde (OMS), Pittet é um dos pioneiros na área.

Em visita ao Brasil, o especialista ministrou, junto com sua equipe, o Train the Trainers, curso de capacitação em higiene de mãos, em parceria com a Academia Aesculap, e  conheceu o HSVP, de onde saiu com uma impressão positiva sobre o programa de higiene de mãos desenvolvido no Hospital. “Tive uma ótima impressão sobre a adesão à campanha de higiene de mãos desenvolvida neste hospital e estou certo de que esse trabalho tem um impacto na redução de infecção hospitalar, contribuindo para salvar vidas”, comentou ele, que foi responsável pela implantação e difusão do primeiro desafio global para segurança do paciente e criou a estratégia multimodal para a melhoria em higiene de mãos da OMS.

“Para nós é de suma importância receber esse feedback da maior autoridade mundial sobre o tema. Ver que o Dr. Pittet saiu da visita bem impressionado com o trabalho no HSVP, nos dá a sensação de dever cumprido”, destaca a coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), a infectologista Isabella Albuquerque.

Pittet ressaltou ainda que “a higiene de mãos é, principalmente, sinal de respeito para com os seus pacientes”. Elas continuam sendo a principal forma de transmissão de microrganismos dentro dos hospitais. A infecção relacionada à assistência é a complicação mais frequente nas instituições de saúde e pode resultar em danos significativos, sendo motivo de preocupação de profissionais de saúde, organizações sociais, bem como pacientes e familiares. Por isso, a higienização das mãos é uma prática essencial para a segurança dos pacientes dentro do ambiente hospitalar.

Para Paula Bacco, enfermeira do SCIH especialista em prevenção e controle de infecção, e responsável pela implantação da estratégia multimodal de higiene de mãos no HSVP, a visita do especialista ao hospital foi um grande privilégio, pois “além de conhecer o nosso programa de higiene de mãos, Dr. Pittet compartilhou experiências, deu orientações e seu parecer. Verbalizou que temos um programa de higiene de mãos sólido, bem construído, evidenciado nos indicadores e na cultura de segurança”, diz satisfeita com o retorno.

Didier Pittet ainda deixou uma mensagem para a equipe do Hospital São Vicente de Paulo: “A promoção da higiene das mãos e do trabalho de prevenção e controle de infecções garantem que possamos continuar salvando vidas e melhorando as estratégias de prática. O corpo de enfermagem deste hospital está comprometido com excelentes práticas e os médicos devem estar satisfeitos com este ótimo sistema de promoção de segurança do paciente e higiene de mãos, em particular. Então, continuem!”

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.