Começou na sexta-feira (14), no Hotel Windsor Oceânico, na Barra da Tijuca o VIII Congresso Internacional Oncologia D’Or. É a primeira edição após quatro anos suspenso devido à pandemia do Coronavírus. Com mais seis mil inscritos, a edição deste ano debate os principais avanços no diagnóstico e tratamento de pacientes com câncer.
Na abertura do evento, o presidente da Oncologia D’Or, Paulo M. Hoff ressaltou a importância da retomada de eventos presenciais como o Congresso, especialmente, por trazer um olhar multidisciplinar sobre o cuidado dos pacientes oncológicos. “A pandemia nos mostrou o quanto é importante esse contato direto. Por isso é fundamental a realização de um evento assim, que permita essa troca de conhecimento entre todos os tipos de profissionais envolvidos no cuidado oncológico”, destacou.
O presidente do Conselho de Administração da Rede D’Or, Jorge Moll Filho foi o primeiro palestrante do dia. Ele destacou o crescimento da Rede, bem como observou a necessidade de se debater os avanços no tratamento e diagnóstico do câncer, visto o crescimento do número de casos. No Brasil, nos últimos 20 anos, o diagnóstico de câncer dobrou, saltando de 350 mil por ano para 700 mil.
A programação está dividida em sete salas, onde serão debatidos sobre o que há de mais importante no diagnóstico e tratamento do câncer, incluindo cirurgia robótica, transplante de órgãos, desafios da gestão na Oncologia, linhas de cuidado, novos testes moleculares, intervenções para tratamento da dor, pesquisa clínica, e banco de tumores.
Como destaque da atual edição, dois profissionais norte-americanos foram convidados para palestrar: o professor Felipe Ferreira de Souza, que leciona na Faculdade de Miami, na Flórida, e é especializado em radiologia e intervenção vascular; e a doutora Maria Arcila, que trabalha em um laboratório de patologia molecular nos Estados Unidos, tema de grande interesse, às vésperas da inauguração do novo laboratório da área pela Rede D’Or. O evento, que termina no sábado (15) é voltado para médicos das diferentes especialidades envolvidas com o câncer, acadêmicos de medicina e demais profissionais da área da saúde.