Sete passos para desenvolver um bom planejamento de carreira médica

A medicina é sem dúvidas uma das profissões mais desafiadoras e difíceis desde o momento do vestibular até a hora de trabalhar, de fato. Devido a sua complexidade, aqueles que resolvem ingressar nessa carreira precisam empenho, dedicação, estudo, foco e, acima de tudo, muita resiliência para enfrentar as dificuldades no dia a dia.

Por isso, contar com um bom planejamento é fundamental para alcançar o sucesso da carreira médica, pois ela proporciona algumas vantagens para os estudantes como estudo de forma direcionada e objetiva; visão de futuro a curto e longo prazo; objetivos definidos e claros; maior probabilidade de sucesso; organização financeira e facilidade de se posicionar no mercado.

Pensando em ajudar os estudantes e profissionais que querem investir nessa área, os especialistas da Medictalks, plataforma digital de acesso gratuito com conteúdos feitos por médicos, para médicos, listaram cinco passos para desenvolver um bom planejamento para a carreira médica. Confira:

1 – Defina suas preferências e habilidades: Antes de escolher a área que vai ingressar, é fundamental entender quais as funções que mais lhe agrada e aquelas que são de sua preferência. Elas precisam estar correlacionadas com as suas habilidades, pois nada adianta ter facilidade com uma atividade, mas não ter gosto por ela.

Outro fator a ser observado são as especialidades médicas, onde os profissionais devem escolher entre as áreas clínicas e cirúrgicas. Mas, para isso, eles devem se atentar a dois fatores importantes, se a especialidade é com acesso direto (onde o médico pode ingressar logo após a saída da graduação em medicina) ou com pré-requisito (o médico precisa cursar uma especialidade antes).

2 – Estude e identifique as oportunidades no mercado: Depois que estiver com essas informações bem definidas, é importante entender quais as áreas onde é possível atuar, já que na medicina há uma gama de setores a serem explorados, como atendimento clínico, médico empresário, professor e pesquisador.

3 – Se atente às tendências dessa área: Para ajudar nesse processo, é interessante ficar atento às tendências e as especialidades que vão se sobressair no futuro, como Nutrologia, dermatologia, medicina esportiva, medicina da família, obstetrícia e ginecologia.

Outro ponto de atenção é com relação aos consultórios compartilhados para atender os seus pacientes, já que eles fazem parte de todo o planejamento médico, já que ele proporciona diferentes benefícios como redução de custos, flexibilidade de localização, networking, infraestrutura completa e sistema administrativo.

4 – Trace o caminho a ser percorrido: No momento que o estudante percorrer esses passos iniciais e ter em mente os objetivos a serem alcançados, é preciso seguir em frente sem desviar do foco principal.

5 – Desenvolva planejamento a curto, médio e longo prazo: Primeiro é importante ter em mente quais os desafios a serem percorridos, pois isso vai definir as tarefas a curto prazo, depois as metas ajudam a estabelecer os alvos a médio prazo. Já os objetivos significam onde se quer chegar a longo prazo.

6 – Aposte no marketing digital: Essa estratégia ajuda a melhorar o relacionamento do médico com o seu público, aumenta a visibilidade, gera mais autenticidade, ajuda a se diferenciar dos concorrentes e impulsiona as vendas. Mas devido a rotina acelerada dos médicos, eles não conseguem produzir e divulgar conteúdos sobre a sua especialidade de maneira constante, por isso contar com um profissional de marketing pode ajudar a produzir artigos de opinião com o objetivo de dar autoridade na sua área de atuação.

7 – Tenha em mente um plano B: Com o objetivo e planejamento traçado fica muito mais fácil de seguir em frente, mas é importante ter em mente que às vezes algo pode sair do previsto, então é fundamental ter um plano B na carreira médica caso algo dê errado na primeira opção. Assim, os prejuízos e possíveis descontentamentos serão minimizados.

Nesse caso, se os médicos optarem por realizar a transição na carreira, é preciso seguir quatro passos: 1 – é fundamental que se reflita sobre esse processo para identificar os principais fatores que estão levando a mudar de área; 2 – preciso planejar a execução da transição; 3 – fazer um curso de pós-graduação; 4 – fazer o registro de CRM e começar a trabalhar na área.

Portanto é importante que antes de tomar qualquer decisão é preciso que haja bastante reflexão e cuidado com cada passo a ser dado. Mas, com cautela e disposição os resultados virão.

Redação

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