Em uma iniciativa do superintendente de Facilities e Properties do Hospital Einstein e do Manager Director da 1SIZE Consulting, foi realizado na segunda-feira (26), em São Paulo, o 1º FPMtalks: o Facility e Property Management Talks, no Centro de Ensino, Facilities e Hospitalidade do Einstein. Com apoio institucional do Capítulo do IREM de São Paulo, da Universidade Secovi, do Secovi-SP (Sindicato da Habitação de São Paulo), o evento reuniu líderes do setor com o objetivo de debater, inspirar e trocar experiências entre os profissionais e suas interfaces no mercado de serviços e propriedades.
Ana Paula Araújo, gerente de Facilities e Hospitalidade do Einstein, deu as boas-vindas aos mais de 70 inscritos no evento e destacou a importância do reconhecimento da profissão de Facility Management junto ao Ministério do Trabalho, bem como o cenário promissor para os profissionais na área da saúde e o uso exponencial na gestão de operações.
Lincoln Aragoni, presidente do Grupo de Facilities Hospitalar e superintendente de Facilities e Properties no Hospital Einstein, enfatizou as oportunidades de carreira e a importância da gestão eficiente e criativa dos ativos imobiliários como oportunidades de negócios. Ele ressaltou que essas práticas podem gerar fluxos importantes para os hospitais e a valorização dessa atuação pelos gestores hospitalares, especialmente nos últimos anos.
Fernanda Lisboa, presidente do Capítulo do IREM de São Paulo e Manager Director da 1SIZE Consulting, destacou o alinhamento entre o planejamento estratégico da empresa e a gestão operacional, que são primordiais para assegurar avanços. “O profissional de facilities property manager é capaz de identificar gargalos, implementar melhorias e planos operacionais essenciais para atender ao novo perfil de cliente em diversas áreas”, afirmou Fernanda. Ela traça um paralelo entre a atuação no mercado imobiliário residencial e sua aplicação em diversas áreas, especialmente na saúde, e apresenta a atuação do Capítulo IREM no Brasil e as transformações do mercado. “Os desafios da implantação no mercado imobiliário são semelhantes aos da área hospitalar, especialmente em relação à formação dos profissionais, à valorização de sua atuação e à forma como a área pode ser repensada diante das muitas novidades, que vão além das negociações imobiliárias, análise de contratos e operações financeiras. Temos novas tendências, como a multipropriedade, multifamily, senior housing, a chegada de novos softwares que nos permitem trabalhar com dados e previsibilidade, o novo perfil de comportamento, a mediação de conflitos, a busca pela segurança e privacidade, a dúvida entre equipes próprias e terceirizadas, o compartilhamento e a otimização de espaços, entre outros desafios na busca pela rentabilidade dos negócios e qualidade de vida das pessoas”, concluíram Fernanda.
Jaques Bushatsky, advogado e pró-reitor da Universidade Corporativa do Secovi-SP, complementou que o perfil desse profissional vai além dos contratos de prestação de serviço, contratos de trabalho, manutenções, contrato de compra e venda e locação. Ele mencionou a importância de estar atento às possibilidades de atuação revisional, adequação dos contratos às oscilações de mercado e oxigenação de ideias na área. “A atuação prevê a sinergia em diversas áreas. Recomendo a consultoria de profissionais especializados ou consultores externos para cada desafio, pois eles poderão apontar soluções que muitas vezes não enxergamos na prática diária. São profissionais que desafiarão sua rotina e trarão outro ponto de vista. O bom profissional de facilities é aquele que busca especialistas variados”, disse.
Para encerrar o debate do dia, o convidado foi Pepe Gutiérrez, que abordou a dinâmica de gestão imobiliária sob a perspectiva de um profissional com atuação internacional, além da integração das ferramentas de tecnologia. Ele promoveu uma empolgante interação entre os participantes, apresentando novas ferramentas de inteligência artificial aplicadas em sua empresa de administração condominial na Espanha, que poderiam ser implementadas gratuitamente por qualquer profissional de facilities em todos os tipos de mercado.
Pepe destacou que a gestão de um condomínio residencial ou de infraestrutura e serviços hospitalares se relaciona entre si. Ele identificou os principais desafios, como o conflito de gerações, a resistência dos profissionais diante da revolução tecnológica e a formação dos profissionais de facilities. De forma inusitada, Pepe listou diversos equipamentos, softwares e serviços que ele utiliza em sua rotina de administração, exemplificando as mudanças, a velocidade e a importância da geração de dados para as empresas de gestão. “A inteligência artificial está posta, é um caminho sem volta e quanto antes você aprender o quanto ela contribui com seu trabalho, mais rápido você atuará com eficiência”, destacou.
Ao listar mais de 20 ferramentas e equipamentos acessíveis, Pepe provocou uma reflexão coletiva, apontando soluções e despertando novas perspectivas para a rotina dos profissionais, como a identificação do cliente físico e digital e a importância de adotar uma abordagem diferenciada para cada um deles.
Lincoln Aragoni encerrou a programação provocando os presentes a manterem o grupo de discussão e troca por meio do novo canal no Instagram, @fpmtalks, e concluiu com um cenário promissor. “O resultado do nosso trabalho está se tornando cada vez mais evidente para a alta gestão e isso representa uma oportunidade de mostrar o impacto de uma atuação ativa em facility e property management, especialmente no âmbito hospitalar. Temos um amplo mercado de atuação, como um livro em branco esperando para que possamos explorar o novo e promissor mercado. Que venham novos cases e novos encontros”, encerrou Lincoln.