Hospital Santa Cruz utiliza técnica inédita na região para cirurgia de amígdalas

Crédito: Luciano Pereira/Asscom HSC

No dia 31 de outubro foi aplicada no Hospital Santa Cruz (HSC) uma técnica inédita na região para cirurgia de amígdalas. O procedimento, chamado de Coblation, foi realizado pela médica e cirurgiã otorrinolaringologista Ingrid Wendland Santanna, acompanhada pelo cirurgião Lucas Ludwing, de Passo Fundo, que é uma referência com vasta experiência na utilização deste método.

Conforme Ingrid, o Coblation é uma técnica de cirurgia de amigdalectomia que utiliza energia de radiofrequência para criar um campo de plasma a partir de uma solução salina, que liquefa o tecido. Esse processo ocorre em temperaturas mais baixas (50-70ºC) do que o cautério tradicional, o que reduz o dano térmico aos tecidos vizinhos. Com isso, a remoção do tecido é feita de forma controlada e delicada, preservando a cápsula da amígdala em alguns procedimentos.
“A técnica permite remover o tecido de forma precisa e minimamente invasiva, resultando em menos dor e recuperação mais rápida para o paciente”, destaca a médica. “Também causa menos sangramento e preserva as estruturas adjacentes, podendo ser utilizada em procedimentos de garganta, como a remoção de amígdalas e adenoides, principalmente em crianças, para tratar problemas como infecções recorrentes e ronco”.
A primeira cirurgia realizada no HSC por meio da técnica de Coblation, segundo Ingrid, foi um sucesso. “O transoperatório foi tranquilo, rápido”, avalia a médica. Ela acredita que a técnica trará muitos benefícios para os pacientes de Santa Cruz do Sul. “O risco de complicações é mínimo, e permite que a criança possa retornar à escola, à sua alimentação normal muito mais rápido, sem perder peso ou ficar desidratada”, explica.
Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.