Pioneiro em Campinas, Vera Cruz Hospital implanta sistema que agiliza e aprimora a gestão de pacientes

Um marco em agilidade, eficiência e humanização. O Command Center, tecnologia implantada pelo Vera Cruz Hospital, em Campinas (SP), é pioneiro entre os hospitais da cidade e reúne dados assistenciais para aprimorar a tomada de decisões e a eficiência dos atendimentos. O sistema permite o monitoramento, de cerca de 12 mil atendimentos por mês, otimizando fluxos, direcionando equipes de forma precisa e garantindo que cada paciente receba acolhido em até 15 minutos. A inovação centraliza informações e acompanha as jornadas individualmente, do pronto-socorro à internação, permitindo decisões rápidas, precisas e seguras, ampliando a capacidade de gestão integrada e consolidando um modelo de assistência mais inteligente e humanizado.

“O hospital é como um organismo vivo, que precisa funcionar em sintonia. O Command Center nos permite integrar tecnologia, gestão e humanização, garantindo não apenas eficiência, mas também uma qualidade mais elevada e uma experiência diferenciada a cada paciente”, destaca Gabriel Redondano, diretor técnico médico do Vera Cruz Hospital. “O Command Center nos dá uma visão global e, ao mesmo tempo, detalhada do paciente. Isso facilita a tomada de decisões, otimiza recursos e nos permite dedicar ainda mais tempo ao que realmente importa: o cuidado, com qualidade e segurança”, destaca.

Coordenado pela enfermeira Mariane Figueiredo, o sistema funciona como o “cérebro do hospital”, reunindo dados de saúde, indicadores assistenciais e relatórios dinâmicos em telas e computadores, garantindo o acompanhamento de cada etapa do processo: desde a retirada da senha até exames, medicação, alocação em leitos e alta hospitalar. “O Command Center não é apenas monitoramento de indicadores. Ele apoia decisões estratégicas para garantir segurança e qualidade em cada fase do atendimento. Avaliamos, por exemplo, se um exame atrasou, se o tempo de espera está dentro da meta ou se é preciso acionar mais profissionais para evitar gargalos. O foco é sempre o paciente”, explica Mariane.

“No pronto-socorro, temos metas como garantir o atendimento médico em até 15 minutos. Inicialmente, era um grande desafio, mas hoje já atingimos esse índice em 80% dos casos. Além da agilidade, asseguramos que o cuidado seja feito com segurança e sem sobrecarga às equipes”, completa.

A tecnologia também fortalece a integração entre áreas médicas: informações de consultas, exames e medicações ficam disponíveis de forma unificada, evitando desperdício de tempo e garantindo uma jornada mais segura. Além disso, em situações críticas, como dor torácica, o Command Center dispara protocolos específicos para agilizar o atendimento em unidades como a coronariana ou hemodinâmica e, assim, salvando vidas.

Entre os diferenciais que a aplicação de tecnologias traz ao Vera Cruz Hospital também está a maior personalização de atendimento. Pacientes oncológicos que chegam ao pronto-socorro, por exemplo, são imediatamente identificados pelo sistema, que aciona a equipe especializada para oferecer acolhimento e local adequados. Tablets e QR Codes também permitem que cada pessoa registre preferências e necessidades, desde pedidos de manutenção no quarto até questões religiosas ou alimentares, ampliando a humanização no acolhimento.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.