A Comissão Nacional de Residência Médica do MEC retirou a diligência que impedia a realização do concurso de seleção de novos residentes do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), do Rio de Janeiro (RJ). Com isso, o concurso está liberado e será realizado dentro do previsto, em 3 de fevereiro. As exigências solicitadas pela Comissão serão apresentadas até o dia 01/04.
A decisão da Comissão foi tomada após o anúncio de várias medidas, dentre elas, um convênio entre a SES, a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social e a Uerj, garantindo repasses mensais para regularização do pagamento das bolsas dos residentes, além da liberação de verbas para abertura e funcionamento dos leitos de CTI da unidade.
“O HUPE é uma referência no país e estamos muito felizes por saber que o concurso está autorizado. Como anunciamos anteriormente, a SES descentralizará recursos para abrir novos leitos de CTI e garantir o pagamento das bolsas de estudo, caso haja dificuldades”, comemorou o secretario de estado de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr.
No fim do ano passado, uma vistoria da Comissão apresentou um parecer colocando o HUPE em diligência, impedindo a realização concurso.
“Nossas equipes estão prontas para continuarem prestando o atendimento especializado e de alto nível que é a marca do HUPE. O apoio da SES foi fundamental nesse momento e tenho certeza de que estamos virando uma página para seguir em frente e trabalhar com nossa capacidade plena”, disse Edmar Santos, diretor do HUPE.