O presidente do Cremego – Conselho Regional de Medicina de Goiás, Leonardo Mariano Reis, autorizou, no dia 27 de fevereiro, a criação da Câmara Técnica de Mastologia do Conselho. A nova câmara contará com a participação de médicos mastologistas, oncologistas e patologistas e vai debater temas relacionados à mastologia.
A câmara, que terá na coordenação o vice-presidente do Cremego, Aldair Novato Silva, e como vice-coordenadora, a presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Goiás, Rosemar Macedo Sousa Rahal, deve se reunir pela primeira vez no início de março. A criação foi aprovada durante reunião do presidente do Conselho com a presidente da Sociedade.
Rosemar Macedo ressaltou que o trabalho da Câmara Técnica de Mastologia deve contribuir para o fortalecimento da especialidade em Goiás. A câmara deve respaldar os médicos na avaliação e posicionamento, por exemplo, sobre questionamentos feitos por convênios quanto à atuação de mastologistas.
A avalição da qualidade dos exames de mamografia realizados no Estado também deve fazer parte da pauta da nova câmara. A presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Goiás explicou que atualmente o Estado conta com o triplo da quantidade de mamógrafos preconizada pelo Ministério da Saúde, mas apenas 12% das mulheres com indicação do exame têm acesso ao serviço. Dentre os motivos desta disparidade estão o não funcionamento de quase metade dos mamógrafos instalados e a baixa produção de outros equipamentos em operação.