Acontece nesta quinta-feira (1), às 8h, no Auditório da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS (SEST-SUS), a cerimônia de acolhimento dos Residentes da Área Médica e Multiprofissional da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).
Participam do evento o secretário da Saúde, Leonardo Vilela, a superintendente da SEST-SUS, Rafaela Julia Batista Veronezi, a gerente da Escola de Saúde Pública Cândido Santiago, Fabiana Carvalho, a gerente de Administração Setorial e Captação de Recursos, Luciana Amaral, o gerente do Centro de Excelência em Ensino, Pesquisa e Projetos Aurélio de Melo Barbosa, a coordenadora da Comissão de Residência em Área Profissional da Saúde (COREMU), Rosana Mendes Reis Barbosa e o coordenador da Assessoria Geral das Comissões de Residências Médicas (COREMES), Belchor Rosa Calaça Júnior.
Neste ato são acolhidos 188 profissionais de saúde, sendo 118 médicos e 70 profissionais de outras áreas, os quais iniciam suas atividades nas Unidades Assistenciais do Estado de Goiás em 2018. Os programas de residência médica e multiprofissional são oferecidos sob a supervisão e assessoria da Escola Estadual de Saúde Pública “Cândido Santiago”, da SEST-SUS. As especializações médicas são distribuídas em 35 diferentes áreas da medicina e as residências multiprofissionais são voltadas para profissionais de biomedicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, odontologia, psicologia, serviço social e terapia ocupacional, visando à capacitação dos profissionais para atuação no Sistema Único de Saúde em áreas consideradas prioritárias pelo Ministério da Saúde (MS).
MODALIDADE DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO
As residências constituem uma modalidade de ensino de pós-graduação, funcionando em Instituições de Saúde, sob a orientação de profissionais de elevada qualificação ética e profissional. Estes programas quando cumpridos integralmente dentro de uma determinada especialidade conferem ao profissional o título de especialista.
Nos programas, os residentes têm a oportunidade de aprimorar habilidades técnicas, o raciocínio clínico e a capacidade de tomar decisões, valorizando as ações de saúde no SUS. Além disso, a grade curricular também foi construída de forma a promover a integração das equipes multiprofissionais para a prestação da assistência de qualidade aos pacientes, sempre considerando os aspectos científicos, éticos e sociais.