Na semana em que foi realizada a formatura do Programa de Residência Médica, o Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), recebeu uma nova turma de médicos residentes. O evento, realizado na quinta-feira (1°) no Anfiteatro Hilda Sturm, reuniu superintendentes, supervisores, preceptores e chefes de Serviço para recepcionar os médicos residentes.
O grupo desenvolverá atividades no Hospital Moinhos de Vento, sendo que três deles as realizarão no Hospital Restinga e Extremo-Sul. Todos os programas – Cardiologia, Clínica Médica, Mastologia, Medicina Intensiva, Neurologia, Oncologia Clínica, Pediatria, Radiologia e Diagnóstico por Imagem – são credenciados na Comissão Nacional de Residência Médica.
Nas boas-vindas, o coordenador da Comissão de Residência Médica, Dr. Sandro Cadaval, destacou a importância do programa como mais um instrumento de excelência da instituição.
Na oportunidade, o coordenador da Comissão de Residência Médica, Sandro Cadaval, comentou sobre a avaliação que todos os Programas de Residência Médica receberam por uma equipe especializada da Johns Hopkins Internacional (JHI) em maio do ano passado. Cadaval reiterou que todas as sugestões feitas pela JHI foram discutidas e estão sendo incorporadas. Acrescentou que o processo de avaliação dos médicos residentes será concomitante com a avaliação destes sobre os seus programas de Residência Médica. Além disso, confirmou que todas as avaliações seguirão padrões internacionais.
A Residência Médica do Hospital Moinhos de Vento proporciona contato com profissionais que são referência em suas especialidades, integrados a um corpo clínico com mais de 3 mil médicos. Os residentes integram equipes e participam de reuniões clínicas, discussões de casos e acesso a ambulatórios especializados. A atividade é voltada para o atendimento de excelência de alta complexidade. Dessa forma, o o médico residente recebe um aprendizado integral, em todos os aspectos da especialidade de aperfeiçoamento.