Em 3 e 4 de abril, o Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP), sediará o Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem, o CONDEPE 2018. O objetivo é atualizar os conhecimentos científicos e a prática de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, visando à racionalização de processos em instituições públicas e privadas, além da qualificação da assistência aos cidadãos.
A segunda vice-presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina e ex-presidente do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, Coren-SP, Fabíola Campos Braga Mattozinho, é um dos destaques da programação de 4 de abril. Discorrerá sobre o tema Violência x Enfermagem, em palestra que será posteriormente aberta ao debate com a audiência, esclarecimento de dúvidas e a sugestões de como superar este problema recorrente em unidades de saúde de todo o Brasil.
Faz anos que a violência contra os profissionais de saúde cresce país afora. Em seguidas pesquisas e levantamentos do Coren-SP, há o registro de que sete em cada dez profissionais da Enfermagem já foram vítimas de algum tipo de truculência por parte de pacientes, familiares ou acompanhantes. A situação é crítica a ponto de ser considerada uma epidemia pela Organização Mundial da Saúde desde 2000.
Violência física, mental e psicológica lamentavelmente já se tornaram situações corriqueiras entre a classe. A agravante é que as mulheres compõem 86% dos profissionais de enfermagem.
“Precisamos sensibilizar as autoridades a tomar providências imediatas e a criar um plano permanente para a segurança de quem está na linha de frente do atendimento, além de investir em políticas educacionais e de humanização. Também é necessário mais investimento em saúde, no serviço público em todos os âmbitos, tendo em vista que nos deparamos muitas vezes com um cenário de precarização do trabalho”, pondera Fabíola Campos. “Na maioria dos casos de agressão contra enfermeiros, técnicos e auxiliares, os fatores desencadeadores são a ineficiência e as falhas do próprio sistema”.
Reynaldo Gianecchini agradece aos enfermeiros
A equipe de Enfermagem é parte essencial no tratamento e na cura de pacientes. Experiência, carinho, atenção e, principalmente, profissionalismo são as principais características necessárias para um bom atendimento.
Entre os milhões de pacientes que reconhecem os profissionais da Enfermagem como responsáveis pelo sucesso do tratamento, o ator Reynaldo Gianecchini é um deles. Em 2011, o ator foi diagnosticado com um linfoma não-Hodgkin, tipo raro de câncer que atinge a medula óssea. Em 2012, revelou que estava curado.
“Como vocês sabem, hoje eu estou curado, mas foram momentos delicados que seriam até mais difíceis se eu não tivesse uma equipe de Enfermagem tão atenciosa e competente”, lembra Gianecchini, em um vídeo recém-postado na página do CONDEPE 2018 no Facebook.
O ator também faz um convite aos enfermeiros, assistentes e auxiliares para que participem do Congresso, totalmente dedicado à qualificação profissional e onde todos terão a oportunidade de multiplicar seus conhecimentos e projetar o futuro da carreira.
CONDEPE recebe chancela da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo
A meta do evento é atualizar os conhecimentos científicos e a prática desse importante campo de atuação da saúde, visando a racionalização de processos em instituições públicas e hospitais privados e a qualificação da assistência.
A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo chancela oficialmente o CONDEPE, apoiando institucionalmente. Com um programa de nível internacional, o Congresso é uma oportunidade imperdível para aprendizado e atualização, contemplando diversas questões fundamentais ao adequado cuidado no dia a dia na Enfermagem.
“Uma parceria com a Secretaria da Saúde é extremamente relevante porque há grande contingente de profissionais da área no Estado. Ampliar conhecimentos, produzir habilidades e promover atitudes na Enfermagem traz segurança e uma intervenção diferenciada”, pondera Renata Pietro, presidente científica do CONDEPE.
Com uma programação cheia de novidades, o congresso abrangerá temas como terapia nutricional e intensiva, feridas e estomas, simulação realística, trauma, paciente crítico, estética e saúde, enfermagem forense, entre outros.
Com foco nas principais necessidades de enfermeiros, técnicos, auxiliares, o Congresso terá talk shows, palestras, workshops, simulações, além de outros painéis pensados inteiramente para estimular a criatividade e capacitar congressistas.
Informações e inscrições: condepe2018.com.br