Mais um procedimento pioneiro em Minas Gerais foi realizado pela Rede Mater Dei de Saúde por meio do robô Da Vinci Xi. Em novembro desse ano, o urologista Rafael Almeida Magalhães, com o auxílio dos urologistas Pedro Romanelli de Castro e Marcelo Esteves Chaves Campos, realizou a primeira cirurgia de pieloplastia robótica em uma criança menor de 5 anos.
A pieloplastia é o tratamento cirúrgico indicado na estenose da junção uretero-pélvica (JUP). “Em crianças, a estenose da JUP pode provocar dor lombar e infecções, e o objetivo do procedimento cirúrgico é aliviar as dores, evitar infecções e preservar a função do rim”, comenta Rafael, responsável pela cirurgia. A estenose de JUP é o termo utilizado para descrever um estreitamento que ocorre na junção do rim com o ureter, que é o canal que leva urina à bexiga. “O estreitamento dessa junção leva a uma dificuldade de drenagem da urina e, consequentemente, uma dilatação renal ou hidronefrose. Essa dilatação renal pode provocar um déficit parcial ou total da função do rim. O procedimento de pieloplastia consiste em remover a porção estreita entre o rim e o ureter e fazer uma nova ligação entre eles, dessa vez mais ampla”, explica o urologista.
A utilização do Da Vinci Xi, recurso tecnológico de última geração da Rede Mater Dei de Saúde, permite realizar incisões pequenas na cirurgia, menor manipulação dos tecidos operados e maior controle dos instrumentos, o que diminui o risco de sangramentos e lesões inadvertidas de órgãos nobres. O procedimento foi considerado um sucesso pela equipe médica. “A possibilidade de oferecer aos nossos pacientes um tratamento com tecnologia de ponta e ter certeza que você fez o melhor possível, com segurança e qualidade, é muito gratificante. O resultado com o bem-estar do paciente condecorara nosso trabalho”, finaliza Rafael Magalhães.