Para capacitar seus funcionários com ainda mais efetividade, o Hospital Santa Cruz, de Curitiba (PR), inaugurou um Centro de Simulação Realística. É um espaço multifuncional que pode ser adaptado conforme a necessidade de treinamento das equipes. Hoje, está montado como um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas desde o início das atividades, em janeiro, já foi uma UTI Neonatal, com incubadoras para os bebês, e até mesmo uma recepção, com mesas e fluxo de pessoas. O diferencial, segundo a gerente de qualidade do hospital, Dra. Adriana Blanco, é conseguir trazer para a prática os conhecimentos teóricos e estudos de caso.
“Antes, fazíamos um treinamento geral sobre segurança do paciente, por exemplo. Mas nem sempre o colaborador conseguia se enxergar naquele treinamento e enxergar qual era o seu papel na rotina em que estava sendo capacitado. Com o Centro de Simulação Realística, a função de cada um no processo fica mais clara”, explica Dra. Adriana. Em razão da nova metodologia, os treinamentos ocorrem por categoria profissional e são aplicados conforme o nível de conhecimento das equipes. Para isso, o Hospital Santa Cruz faz uma avaliação pré-treinamento, para moldar o conteúdo às necessidades de aprendizagem do colaborador.
“Depois de passar pelo Centro de Simulação Realística, aplicamos um novo teste para entender se o treinamento foi efetivo, se tudo aquilo que ele não sabia ou tinha dúvida, foi esclarecido”, explica a gerente de qualidade do hospital. O uso da sala multifuncional também contribui para que a equipe gerencial atue constantemente para evoluir processos e ampliar a segurança do paciente. “Conseguimos entender de forma mais clara se a rotina que o funcionário está executando, está sendo feita de maneira adequada ou onde estão as falhas do processo que precisam de intervenção e capacitação”, completa.