“Primeiros cliques: minha história começa na Maternidade Santa Isabel”. Esse é o nome da exposição fotográfica que traz 55 fotos ampliadas de autoria da fotógrafa voluntária Denise Joaquim (bauruense com diversas exposições fotográficas no currículo e participação em três livros de fotografia). A exposição ficará aberta de 10 de maio a 28 de junho, no hall principal da Maternidade Santa Isabel, unidade estadual de saúde sob gestão da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), em Bauru (SP). A iniciativa marca três momentos: o encerramento do calendário comemorativo pelos 40 anos de existência da unidade hospitalar (12 de outubro), o aniversário de sete anos de gestão da Famesp (1 de junho) e o mês das mães – numa estratégia inédita no município ao abrir uma exposição com 24 horas de disponibilidade de visitação.
O material fotográfico integra o acervo de ensaios newborn feitos semanalmente pela voluntária, desde 2018. Desde então, cerca de 45 pares de mães e bebês tiveram cenas de afeto e carinho eternizadas pelas lentes da Denise. “Vou uma vez por semana à maternidade e um quarto é sorteado, entre pacientes que não têm restrição clínica (isolamento) ou restrição social, para que eu faça as fotos. É uma tarde muito divertida e feliz”, relata Denise. “Meu trabalho visa potencializar o vínculo entre a mãe e seu bebê. São mães carentes, muitas delas muito novas, com outros filhos, e algumas sozinhas, sem o apoio de seus parceiros. São verdadeiras guerreiras!”, completa.
No dia do ensaio newborn, a voluntária leva roupinhas para os bebês (fantasias de super heróis, bailarinas, personagens infantis e gorrinhos divertidos feitos por ela em crochê), maquiagem e acessórios de cabelo para as mães, tecidos e cestas para compor o cenário.
São feitos de dois a três ensaios no dia. Depois, ela presenteia as mães com um kit contendo um porta-retrato com foto, de cinco a dez fotos reveladas em papel fotográfico e todo o registro do ensaio gravado em CD com o material em alta resolução. Para que as mães continuem recebendo esse mimo no projeto voluntário de Denise Joaquim, pede-se à população para doar porta-retratos usados (formato 10 cm x 15 cm) em bom estado.
“Eu também escrevo um cartão para cada uma das mães, destacando a importância da família com a chegada do bebê”, descreve Denise, que tem mergulhado no trabalho voluntário. Além dos ensaios, ela também integra o Projeto Abrace, iniciativa do Ministério Público do Estado de São Paulo que visa atender demandas de ação voluntária dentro e fora de unidades de saúde de Bauru, auxiliando, por exemplo, pacientes que não possuem familiares (idosas viúvas, crianças procedentes de abrigos, moradores de rua etc) ou cujos familiares não tenham como prestar auxílio como acompanhante durante internações. Esse trabalho vem sendo desenvolvido no Hospital Estadual de Bauru (HEB), com a participação de Denise. Outra frente de trabalho é o Projeto Cegonha, desenvolvido na Maternidade Santa Isabel, oferecendo transporte para pacientes vulneráveis e recém-nascidos na unidade.
“Simplesmente amo este projeto! Poder participar deste momento tão especial da vida deles é uma alegria enorme”, finaliza Denise, convidando a população a prestigiar a exposição fotográfica.
“Este projeto vem ao encontro de nossa visão de gestão e soma às ações de humanização já implantadas na unidade ao longo dos últimos anos. Parabenizamos todas as pessoas envolvidas por abraçarem esse trabalho com tanto empenho”, enfatiza o diretor executivo da Maternidade e presidente da Famesp, Antonio Rugolo Junior.