Telemedicina do HCor alcança a marca de 1 milhão de laudos emitidos à distância

Desde 2009, a Central de Telemedicina do HCor emite laudos à distância de exames de eletrocardiograma (ECG), auxiliando o atendimento pré-hospitalar nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em todo país. Em dez anos foram cerca de 1 milhão de laudos, sendo 22 mil por mês.

Intitulado Boas Práticas na Atenção à Cardiologia e Urgências Cardiovasculares, o projeto é uma parceria entre o HCor e o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), e tem o objetivo de agilizar e melhorar a qualidade dos exames cardiológicos realizados nas unidades de saúde pública em todo Brasil.

“Os primeiros minutos são fundamentais em casos de infarto e arritmias. Cerca de 50% das mortes por infarto acontecem nas primeiras 24 horas após o evento cardiovascular. Estamos fornecendo tecnologia de ponta e atendimento especializado para salvar vidas”, afirma o cardiologista e coordenador da Telemedicina do HCor, Dr. Fábio Taniguchi.

Os benefícios da Telemedicina incluem o atendimento de forma rápida, apoio na condução de casos clínicos complexos, diagnósticos precisos realizados pelos cardiologistas do HCor, potencial impacto em desfechos clínicos em 285 unidades de saúde com o serviço habilitado, sendo 91 em SAMU e 194 em UPA.

“A telemedicina permite o acesso a especialistas que não se encontram na região, com redução de deslocamentos desnecessários e oferta de exames complementares não disponibilizados. Programas de apoio ao cuidado clínico também são exemplos de ajuda aos pacientes”, acrescenta Dr. Taniguchi.

Como funciona

Um pequeno aparelho, semelhante a um smartphone, transmite o exame de coração (eletrocardiograma) do paciente para a Central de Telemedicina do HCor. O sinal do equipamento, chamado de Tele-Eletrocardiografia Digital, é enviado via telefonia celular ou por uma linha fixa, com sinal de internet.

Na Central, os dados dos exames são analisados por uma equipe de cardiologistas de plantão e um laudo é emitido em até 10 minutos para os socorristas do SAMU e UPAS, para o apoio a conduta médica.

Evolução

A Central de Telemedicina do HCor iniciou uma nova fase do programa, no início deste ano. Além de analisar os eletrocardiogramas à distância, a equipe de cardiologistas de plantão do HCor entra em contato com as Unidades de Saúde, SAMU, pronto-socorro e UPAs, para o apoio a conduta médica.

“Assim que emitimos o laudo do eletrocardiograma com supra de ST (sugestivo de infarto agudo do miocárdio) entramos em contato com a unidade de saúde para discussão do caso clínico e apoio a conduta baseada nas diretrizes e boas práticas em cardiologia. Estes pacientes vão contar com a orientação de cardiologistas do HCor, que irão auxiliar na melhor condução do caso clínico aprimorado pelas melhores evidências”, esclarece Dr. Fábio.

O serviço é importante principalmente para as unidades que não contam com médicos especialistas em cardiologia, pois possibilita uma conduta embasada na literatura para cada caso, diminuindo a chance de complicações cardiológicas e até reduzindo o tempo de internação. Após 48 horas do evento de infarto, a equipe da telemedicina faz contato com as unidades a fim de saber o trabalho realizado, assim como os desfechos dos pacientes.

“Essa ‘teleconsultoria’, apoiada na consolidação de uma rede de especialistas como uma junta médica, é uma possibilidade num futuro próximo. A chance de oferta de programas de apoio ao paciente como na insuficiência cardíaca, já realizada em países da Europa, demonstra amplo espectro de ações possíveis na Telemedicina”, salienta Dr. Taniguchi.

Redação

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