O Seconci-SP (Serviço Social da Construção), em parceria com o Associação Paulista Ampliar, lança seu curso gratuito de formação em Cuidadores de Idoso para Atuação Domiciliar. Diante do envelhecimento populacional crescente e da elevada demanda por profissionais para esta área, a entidade, cumprindo o seu papel social, disponibiliza a qualificação para as pessoas que desejam atuar neste segmento.
A construção do conteúdo programático do curso foi coordenada pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Armênio Crestana (Iepac), do Seconci-SP, e segue as diretrizes estabelecidas no Plano Estadual Para Pessoa Idosa do Governo do Estado de São Paulo. A dra. Norma Araujo, superintendente do Iepac, explica que o treinamento tem o objetivo de capacitar profissionais para cuidar do idoso em sua rotina diária, respeitando a dignidade e preservando a sua convivência social e individualidade.
“Este curso não se propõe à formação de um profissional da área da saúde, como um auxiliar de enfermagem, por exemplo. A meta é fornecer às pessoas leigas competências e habilidades para que possam atuar nos cuidados essenciais dos idosos de forma segura e qualificada”, explica.
Dividido em cinco módulos, o treinamento possui uma carga horário de 160 horas e aborda temas como a diferença entre cuidar de idosos e de crianças; saúde em sua visão ampliada; mitos sobre o envelhecimento; prevenção e redução de riscos de acidentes; higiene oral e corporal; imunizações; uso de bengala, cadeira de rodas e andador; construção de um plano diário de atividades; ferramentas lúdicas; entre outros.
A primeira turma do curso, que conta com alunos de idade entre 21 e 68 anos, iniciou as aulas no último dia 17/9. Os quatro primeiros módulos serão teóricos e ministrados na unidade central do Seconci-SP. “Um dos diferenciais deste treinamento é que, no último módulo, os participantes terão a oportunidade de fazer um estágio prático de 50 horas no Hospital Estadual Vila Alpina, unidade administrada pelo Seconci-SP e que possui o selo de Hospital Amigo do Idoso, que reconhece locais de referência no cuidado de pessoas da terceira idade”, destaca a superintendente do Iepac.
O corpo docente é outro diferencial do curso. Formado por uma equipe multidisciplinar, terá a participação de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e jornalistas que atuam na unidade central da entidade e nos hospitais de Itapecerica, Cotia, Vila Alpina e Sapopemba.
Após concluírem os cinco módulos, os participantes receberão um certificado emitido pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Seconci-SP. As aulas da primeira turma terminam em janeiro de 2020 e novos cursos serão abertos durante o ano.