Entre aqueles que têm se arriscado para cumprir a missão de atender os pacientes e suas famílias nesta pandemia estão os profissionais de enfermagem, considerados importantes protagonistas no combate à Covid-19.
Somente no Brasil, são quase 2,3 milhões de profissionais da área, de acordo com o Conselho Nacional de Enfermagem. Entre eles, estão enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, responsáveis por lidar com pacientes de baixa, média e alta complexidades, tanto na rede pública quanto na privada, com uma pluralidade de funções e atividades. No estado de São Paulo, este número é de 578.078 profissionais.
“Além de atuar nas unidades hospitalares e de terapia intensiva, cuidando de pacientes entubados, em estado grave e nas unidades básicas de saúde, o enfermeiro também tem papel importante nas pesquisas científicas, entre elas os estudos contra o novo Coronavírus. Por exemplo, profissionais da saúde brasileiros integram um consórcio internacional com mais de 26 países e estão contribuindo com pesquisas acerca do impacto psicológico que a pandemia causa na população e nesses trabalhadores”, expõe Jaqueline Santos, coordenadora do curso de Enfermagem da Anhanguera Vila Mariana, parte do grupo educacional Kroton.
Para agradecer pelo seu trabalho, muitos hospitais aproveitaram o Dia Mundial da Enfermagem e do Enfermeiro, comemorado em 12 de maio. Um deles foi o HSPE – Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo, que projetou na fachada fotos da atuação da equipe de enfermagem durante a pandemia. Uma das imagens, captadas pelo fotógrafo Eduardo Tarran, foi capa da edição 102 da Revista Hospitais Brasil.
Vinte imagens também estão expostas em painéis no hall de entrada do prédio principal do setor de internação. O hospital conta com cerca de dois mil enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem. Segundo a instituição, as fotos são amostras representativas do protagonismo da equipe de enfermagem em diferentes situações. A ação também contou com mensagens de prevenção ao novo Coronavírus com a hashtag mundial #nursingnow, da Organização Mundial da Saúde (OMS).
“O ano de 2020 é um marco para a enfermagem com ações em diferentes países, pois completamos 200 anos da morte da enfermeira Florence Nightingale, que revolucionou a enfermagem e os hábitos de higiene”, destaca Amanda de Ornelas, chefe de Enfermagem do HSPE.
Segundo ela, a ação tem valor não só pelo marco histórico da profissão, mas também por todos os desafios enfrentados nesta pandemia, com profissionais que diariamente superam impactos físicos e emocionais para salvar vidas.
Matéria originalmente publicada na Revista Hospitais Brasil edição 102, de março/abril/maio de 2020. Para vê-la no original, acesse: portalhospitaisbrasil.com.br/edicao-102-revista-hospitais-brasil