“Quem canta seus males espanta”, diz-se popularmente. Ou pelo menos traz alento ao coração de quem admira boa música, principalmente em tempos em que as notícias não soam tão positivas. É o que Rosa Avilla promove dentro e fora dos hospitais onde atua há 31 anos. Como uma soprano, mescla músicas eruditas e populares, apresentadas em lives musicais que ocorrem todos os sábados no apartamento onde mora em São Paulo.
Mas nem sempre foi assim. A médica esperou longos anos para estrear nos palcos. Em um ano e quatro meses já lançou 26 videoclipes, promoveu 16 shows e 21 lives. A primeira delas aconteceu antes mesmo do recurso digital transformar-se no maior meio de divulgação entre os músicos. Seu repertório eclético, faz desde jazz, canções românticas, ícones de musicais, samba e muitos tributos a grandes vozes da música popular e erudita do cancioneiro nacional e internacional.
Incentivada pelos vizinhos, Rosa Avilla, realizou seu primeiro show em março deste ano, na varanda de seu apartamento em São Paulo, com as janelas abertas e vizinhos nas suas respectivas sacadas. Depois disso, não parou mais.
“Desde março, tenho recebido incontáveis mensagens de agradecimento dos meus amigos e seguidores pelos momentos de abstração e paz que recebem por meio da música que divido com eles. Como cantora, estou me saindo uma excelente anestesista, porque consigo aliviar a dor e tensão deste momento tão difícil!”, revela Rosa que perdeu dois colegas médicos e um amigo para o Covid-19.
Ao lado do maestro, compositor, seu diretor e produtor musical, o pianista David Pasqua, e sua banda, Rosa Avilla interpreta canções de autoria do musicista, muitas delas vertidas para o italiano. “David tem sido meu mentor e tem dado asas ao meu ecletismo, sobretudo ao resgate de canções da língua italiana, de nossos ascendentes imigrantes. Além disso, a música está ganhando um espaço muito grande nos meus dias, o que está sendo difícil resistir a ela, pois tem aflorado emoções que jamais pensei provocar e sentir: promover o bem-estar de modo natural e orgânico, anestesiando somente as sensações negativas”, pondera a médica-cantora.
O quê: médica anestesista canta em lives musicais
Onde: Página oficial no Facebook e Instagram @rosaavillaoficial
Quando: todos sábados, às 21h