Mecanismos cerebrais de memória e emoção, tratamentos para dependência do álcool, o impacto da solidão na mortalidade precoce, transtornos de humor, dinâmica do comportamento, influência dos genes na demência vascular e nos derrames, e medicina personalizada na depressão. Estes são os temas gerais das principais plenárias programadas para o 33º Congresso do ECNP (sigla em Inglês para Colégio Europeu de Neuropsicofarmacologia), que será totalmente virtual pela primeira vez, em 33 edições. As mais de 1.000 atividades programadas ocorrerão de 12 a 15 de setembro.
No total, o evento contará com 190 especialistas convidados, reconhecidos mundialmente em suas áreas de atuação. Haverá diversas sessões científicas, feira virtual de empresas e 850 apresentações on-line de pôsteres, com resumos de pesquisas de todo o mundo, sendo 21 delas de pesquisadores brasileiros. À frente das plenárias principais, estão os pesquisadores Joseph LeDoux (EUA), Markus Heilig (Suécia), Julianne Holt-Lunstad (EUA), Emma Robinson (Reino Unido), Andreas Luthi (Suíça) Elisabeth Tournier-Lasserve (França) e Brenda Penninx (Holanda).
Nesta primeira edição virtual, será possível interagir on-line ou via chat na maioria das atividades, e todo o conteúdo do evento ficará disponível aos congressistas até o dia 15 de dezembro. O Congresso já conta com mais de 400 inscritos do Brasil, país com o segundo maior número de participantes até o momento. “Esta edição virtual é uma grande oportunidade de atualização para profissionais das áreas ligadas ao estudo do cérebro, pois o Congresso do ECNP é o evento europeu de maior importância em seu segmento, e o que melhor integra as áreas clínica e básica”, ressalta o psiquiatra e professor Roberto Andreatini, embaixador do ECNP no Brasil.
O EVENTO – O Congresso do ECNP é considerado o maior encontro da Europa em neurociência aplicada e translacional. Abrange um amplo espectro de áreas, como humor, comportamento, cognição e emoção, envolvendo a maioria dos aspectos relacionados ao comportamento e funcionamento do cérebro, assim como o tratamento das suas alterações. É dirigido a profissionais das áreas de Psiquiatria, Neurociência, Neurologia, Neurobiologia, Psicologia e outros segmentos, apresentando os mais recentes desenvolvimentos na ciência e no tratamento de distúrbios cerebrais. A cada edição, são cerca de 6.000 inscritos, o que contribui para que o Congresso do ECNP seja visto como a principal vitrine da Europa em seu segmento.
VALORES ESPECIAIS – Além da vantagem de não exigir deslocamento e hospedagem, a edição virtual tem condição especial para inscrição de participantes do Brasil. Há desconto de 55% sobre o valor normal, resultando em taxa de 195 euros. Jovens cientistas têm vantagem ainda maior, pagando 160 euros (63% abaixo do normal). Se enquadram nesta modalidade os pesquisadores com menos de 40 anos, estudantes de graduação, mestrado ou doutorado, Pós-Doutores (nos quatro primeiros anos após a conclusão) ou residentes (médicos em especialização).
Mais informações sobre o Congresso, programação e credenciamento podem ser obtidas em www.ecnp.eu/Congress2020 .