Há mais de 20 anos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) incluiu a espiritualidade no conceito multidimensional de saúde, tratando questões como significado e sentido da vida, independente de crença ou religião. Neste ano, com a pandemia, entidades médicas e assistenciais do mundo inteiro reforçam a importância da fé no enfrentamento ao inimigo invisível e para a saúde mental. O assunto será discutido no II Simpósio de Espiritualidade do Hospital Moinhos de Vento, que acontece nesta sexta-feira (25), com o tema “O ser humano em tempos desafiantes”.
Afinal, onde está Deus na pandemia? A “pergunta que dói”, como define o doutor em teologia, Rudolf Von Sinner, que é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUC-PR e pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB), será abordada na primeira palestra do evento. Em seguida, o mestre em Reiki e coordenador do Núcleo de Cuidados Integrativos do Hospital Sírio Libanês, Plínio Cutait, falará sobre a “Tríade do cuidado: cuidar, cuidar-se, ser cuidado”.
O simpósio é coordenado pela superintendente Assistencial do Hospital Moinhos de Vento, Vania Röhsig, e pelo pastor Daniel Hoepfner. A psiquiatra do Núcleo Mama e da Clínica da Dor da instituição, Lorena Caleffi, fará a mediação do evento, que será transmitido pelo canal no Youtube. Para participar, basta realizar a inscrição no site do hospital.