Com o objetivo de chamar a atenção da população para a importância da prevenção do câncer de mama, a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo ilumina suas fachadas de rosa durante todo o mês de outubro em apoio à campanha celebrada todos os anos em diversos países.
O câncer de mama é o tipo de maior incidência entre as mulheres em todo o mundo. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a cada três anos, estima-se que sejam diagnosticados mais de 66 mil novos casos da doença no Brasil.
Segundo a mastologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo Dra. Andrea Cubero, campanhas como esta ajudam a ampliar a divulgação do tema, sendo uma importante ferramenta para a conscientização e busca por tratamento nas fases iniciais do câncer. “O diagnóstico precoce é um fator determinante para um tratamento bem sucedido”, destaca.
Para garantir a identificação da doença em sua fase inicial, é importante fazer o acompanhamento periódico. A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo conta com centros de diagnósticos em suas três Unidades, permitindo que a paciente faça as consultas médicas e realize os exames necessários num único local. Em todos os locais de atendimento, já está estabelecido também um novo fluxo para receber as pessoas de forma segura, evitando o contato com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19.
A Instituição também fará divulgações voltadas para seus colaboradores, através dos seus canais internos. Já o público geral poderá conferir publicações no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter, com informações sobre formas de prevenção, diagnóstico e formas de tratamento.
Sinais do câncer de mama
A doença é causada pela multiplicação anormal e descontrolada de células mamárias, tendo como principal manifestação um nódulo irregular, fixo e geralmente indolor.
De acordo com a especialista, esse nódulo pode ser percebido pela própria paciente, na maioria dos casos, por meio do autoexame. “No entanto, o ideal é que o câncer de mama seja surpreendido antes que ele se torne palpável ou visível, o que só pode ser identificado pela mamografia”, frisa.
A mastologista do São Camilo ressalta, ainda, outros importantes sinais de alerta:
– Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
– Alterações no bico do peito (mamilo);
– Saída de líquido anormal das mamas;
– Dor recorrente nos seios;
– Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço.
“Ao perceber esses sinais, a recomendação é procurar um especialista para a realização de exames”, afirma.
Para ajudar na prevenção da doença, além de realizar o check-up regularmente conforme orientação médica, a Dra. Andrea reforça a importância da adoção de hábitos saudáveis, como a realização de atividades físicas regularmente e uma alimentação equilibrada, evitando o excesso de bebidas alcoólicas e controlando o peso com acompanhamento profissional, quando necessário.