Vera Cruz Hospital participa de live sobre as tecnologias na medicina

Foto: Matheus Campos

O Vera Cruz Hospital, de Campinas (SP), participa nesta segunda-feira (26), às 18h, de uma live do canal “Nós Somos a Ciência”, que vai abordar os avanços das tecnologias na medicina. O Vera Cruz Hospital celebrou neste mês a realização de 500 cirurgias robóticas em menos de dois anos, desde que a unidade passou a ter um Programa de Cirurgia Robótica e foi o primeiro hospital do interior de São Paulo a adquirir um robô, o Da Vinci SI. Outro passo importante foi a aquisição do novo sistema de visualização robótica: Kinevo, um microscópio de alta tecnologia que ajuda a reduzir os movimentos e o desgaste físico dos cirurgiões, além de diminuir o tempo de cirurgias de alta complexidade. O médico Sandro Faria, cirurgião urológico irá representar o hospital, já que entre as especialidades que inauguraram o uso da robótica no Vera Cruz Hospital estão cirurgias oncológicas para próstata, rim e bexiga.

“O Vera Cruz é pioneiro nesse tipo de tecnologia e a expertise das equipes inclui muitos médicos e enfermeiros altamente treinados e preparados para esse tipo de procedimento, o que dá ainda maior segurança para o serviço e para o paciente. É uma honra poder participar dessa discussão e contar, ao lado de outros profissionais tão competentes, como tem sido nossa experiência ao aliar tecnologia, saúde e humanização”, afirma o especialista.

Idealizado pelo físico Wilson Namen – que conduzirá o tema – e pelo ator e produtor audiovisual Rafael Procópio, o movimento, batizado de “Nós Somos a Ciência”, tem como objetivo a comunicação científica. Em forma de lives, pesquisadoras e pesquisadores do Brasil “sentam” para uma conversa, traduzindo termos técnicos e jargões das ciências, assim como toda linguagem mais usual no meio acadêmico, com o objetivo de aproximar a população daquele papo até então circunscrito aos grandes congressos. “Queremos evidenciar a importância da ciência, mostrar a relevância que ela tem para a tomada de decisões pelo poder público e orientar a população”, afirma Namen.

A discussão contará, ainda, com a participação da pesquisadora Ana Estela Haddad, doutora em odontologia, professora da Universidade de São Paulo (USP), gestora de políticas públicas relacionadas à educação e à saúde e pesquisadora na área de telessaúde. A live pode ser acompanhada pelo canal: www.youtube.com/nossomosacienciaoficial

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.