A divulgação dos vencedores do Prêmio Abril & Dasa de Inovação Médica 2020 – Edição Especial Covid-19 aconteceu nessa quarta-feira (9). Ao todo, foram cinco trabalhos escolhidos nas áreas de Inovação em: Medicina Social, em Medicina Diagnóstica, em Genética, em Prevenção e em Tratamento.
Um dos objetivos este ano era homenagear os profissionais de saúde e cientistas que estão na busca incansável por respostas sobre a pandemia provocada pelo Sars-Cov 2. Participaram como jurados da premiação grandes nomes da ciência e pesquisa, como Clovis Arns da Cunha (SBI); Cristiana Toscano (FIOCRUZ); Denizar Vianna (UERJ); Elie Fiss (FMABC); Gonzalo Vecina Neto (USP); Jefferson Gomes Fernandes (FGV e APM); Margareth Dalcomo (FIOCRUZ); Nancy Bellei, (UNIFESP); Natalia Pasternak (IQC); Paulo Andrade Lotufo (USP).
Para Emerson Gasparetto, Chief Medical Officer do grupo Dasa, a premiação trouxe um sentimento diferente. “Tivemos trabalhos espetaculares em todas as frentes e é um orgulho absurdo para nós, do ecossistema Dasa, Ímpar e GSC, poder trabalhar junto e reconhecer o esforço dos pesquisadores que trabalham com tanta disposição para combater a Covid-19. E, principalmente, dar visibilidade à ciência do nosso País”, disse durante a cerimônia virtual.
As premiações foram entregues ao Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Inrad-HCFMUSP), na categoria Inovação em Medicina Diagnóstica; Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz Minas), que em parceria com a empresa Visuri lançaram o OmniLAMP – dispositivo portátil e de baixo custo para realização de exames moleculares com potencial para contribuir com a testagem em massa da população, na categoria Genética; Faculdade de Saúde Pública da USP – algoritmos da rede Iacov-BR que conseguem apontar os riscos de complicações de pacientes atendidos em hospitais de todo o país, na categoria Prevenção; Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMREA) da USP, com o Ciclo Ergômetro Vida Inteligente, na categoria Tratamento; ONG Saúde, Alegria e Sustentabilidade Brasil (SAS Brasil), com a produção de cabines de teleatendimento com desinfecção automática para dar assistência a comunidades carentes durante a pandemia, na categoria Medicina Social.
Plataforma de inteligência artificial para diagnóstico da Covid-19 foi a vencedora da categoria Inovação em Medicina Diagnóstica
A plataforma RadVid-19 de inteligência artificial que ajuda a diagnosticar pacientes com Covid-19, desenvolvida pelo Instituto de Radiologia (InRad) da USP, e pelo InovaHC – braço de inovação e tecnologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), foi a vencedora na categoria Inovação em Medicina Diagnóstica do Prêmio Abril & Dasa de Inovação Médica na noite de quarta-feira (9).
O projeto, que foi concebido em um tempo recorde, 30 dias, foi criado para contribuir com profissionais da saúde no diagnóstico e tratamento da Covid-19. A ferramenta, que está disponível gratuitamente para médicos e instituições de saúde de todo o Brasil, realiza a leitura de raios X e tomografias computadorizadas, e indica a probabilidade de a pessoa estar ou não infectada pela doença.
“Receber pela segunda vez consecutiva o prêmio Prêmio Abril/Dasa de Inovação reflete o esforço de todos que atuam no InovaHC para desenvolver soluções que possam melhorar o acesso à saúde e reduzir as desigualdades no país. A utilização da Inteligência Artificial e de tecnologia irão ajudar nesta transformação e serão instrumentos essenciais na medicina moderna”, diz Giovanni Cerri, presidente do Conselho do Instituto de Radiologia (InRad) do Hospital das Clínicas.
A solução, rápida e simples, acontece via identificação de padrões comuns da doença nos exames de imagem. A ferramenta mostra também o grau de comprometimento pulmonar e, assim, cria um grande banco de dados, que pode auxiliar médicos a definir conduta e possível tratamento mesmo antes do resultado de outros tipos testes.
Premiação
O Prêmio Abril & Dasa de Inovação Médica é uma iniciativa dos grupos Abril e Dasa, com a curadoria de Veja Saúde, que visa reconhecer projetos e profissionais médicos que fazem a diferença nas áreas científica, clínica e assistencial. Na edição 2020, a premiação será focada em trabalhos voltados à Covid-19. A premiação recebe a indicação de trabalhos conduzidos, publicados ou liderados por médicos e cientistas brasileiros, contemplando, assim, estudos em fase clínica, testes laboratoriais, projetos educativos e assistenciais, campanhas de prevenção e etc. Os trabalhos já finalizados que preencherem os critérios, estipulados no regulamento, são submetidos a um júri de especialistas. Por meio de suas avaliações definimos um vencedor para cada categoria (Inovação em Prevenção; Inovação em Genética; Inovação em Medicina Diagnóstica; Inovação em Tratamento; e Inovação em Medicina Social).
Informações: premiodeinovacaomedica.com.br