Uso da telemedicina cresce e se torna importante alternativa durante a pandemia

Por conta da Covid-19, muitas pessoas estão inseguras em procurar algum tratamento médico, fazer exames ou voltar às consultas de rotina. Por isso, a telemedicina é uma alternativa segura para quem tem que cuidar da saúde física ou mental e manter os tratamentos de saúde e exames de rotina atualizados, principalmente em tempos de pandemia. “O serviço online é uma opção tão eficaz quanto um atendimento presencial, além de oferecer a praticidade do paciente não precisar se deslocar até o consultório”, explica Fernanda Faro, endocrinologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Em tempos de pandemia, optar pela teleconsulta tem ajudado também os médicos a manterem o acompanhamento necessário dos pacientes e, o mais importante, com a mesma qualidade e cuidado que há em uma consulta em consultório. “E para o paciente há a vantagem de poder permanecer em casa, sem nenhum risco, enquanto segue recebendo os conselhos médicos necessários para não descuidar da saúde”, explica Fernanda.

Segundo a médica, o serviço também pode ser utilizado por pacientes que precisam visitar um especialista com frequência como transplantados ou pessoas com doenças crônicas, por exemplo. “A telemedicina é uma grande aliada desses pacientes, permitindo que eles possam esclarecer dúvidas com os médicos, ajustar medicamentos e permanecer com os exames em dia. Ela é extremamente necessária para que as pessoas que precisam de um acompanhamento médico contínuo não negligenciem o tratamento por conta do isolamento social. Comorbidades como diabetes, hipertensão e doenças renais podem aumentar o risco de complicações da Covid-19, o que mostra a importância da teleconsulta nesse período”, alerta a especialista.

Outro momento em que a médica recomenda que o paciente recorra ao serviço é quando apresentar sintomas agudos e dores consideráveis. “Quando percebemos que há algo de errado com nosso corpo é fundamental procurar um médico, pois quanto mais rapidamente detectamos alguma patologia, maiores são as chances de cura e sucesso do tratamento. A teleconsulta é uma alternativa que ganhou muita força durante a pandemia e tende a permanecer”, pondera Fernanda.

Quem nunca utilizou o serviço e tem dúvidas com relação a como funcionam as solicitações de exames ou pedidos complementares, a médica esclarece que tudo é feito de forma simples e ágil. “Os processos de pedidos de exames, entrega de resultados e solicitações de receitas de medicamentos são simples e seguros e o paciente recebe tudo por SMS. Ao mesmo tempo, o médico tem acesso ao prontuário do paciente como se estivesse em um consultório”, explica a especialista.

Telemedicina na BP

A BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo é um dos principais polos de saúde privados do País, e organizou o serviço de telemedicina como uma forma complementar os serviços já oferecidos aos pacientes. Eles podem dar continuidade aos tratamentos com conforto e a mesma qualidade que encontra em uma consulta presencial. A instituição possui ambulatórios dedicados a teleconsultas e disponibiliza especialistas em Cardiologia, Cardiologia Intervencionista, Clínica Médica, Pneumologia, Endocrinologia, Nefrologia e Geriatria. As consultas podem ser agendadas pelo telefone (11) 3505-1000 e o paciente conta com todo o suporte para o esclarecimento de dúvidas sobre o serviço.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.