A obesidade é um dos principais fatores de risco para a Covid-19. A ONG Obesidade Brasil é a primeira organização sem fins lucrativos do mundo direcionada a pessoas com obesidade. Ela foi fundada para gerar uma conscientização de que a obesidade é uma doença multifatorial e crônica, caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal e associação com outras doenças, tais como hipertensão, diabetes, câncer, etc. no indivíduo. Ela não está relacionada à falta de força de vontade, falha de caráter ou algo facilmente controlável.
Estudos recentes mostram que os indivíduos com obesidade apresentam maior inflamação, volume pulmonar reduzido, apneia do sono, alterando a oxigenação enquanto dormem, e maior risco de trombose. Todos esses fatores e a presença de comorbidades, como diabetes e hipertensão, favorecem um maior risco de complicações nos casos de Covid-19.
De acordo com o World Obesity Day, pessoas que vivem com obesidade têm duas vezes mais chances de serem hospitalizadas se o teste for positivo para o vírus. Diante dessas evidências, as pessoas com obesidade grau III (IMC maior ou igual a 40) estão no grupo de risco e entraram como prioridade na vacinação contra a Covid-19.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a quantidade de pessoas diagnosticadas com obesidade no mundo até 2025 será de 700 milhões de pessoas. Como forma de alertar a população para os riscos provocados pela condição, foi instituído o Dia Mundial da Obesidade, em 4 de março, desde 2020. Antes, a data oficial era 11 de outubro. Segundo os últimos dados do IBGE, no Brasil temos 41 milhões de pessoas com obesidade.
A ONG Obesidade Brasil surge com o objetivo de conscientizar e trazer informações claras e objetivas, sempre com mentoria científica, com linguagem acessível sobre obesidade, prevenção, diagnóstico, tratamento, novas tecnologias e direcionamento aos centros públicos e gratuitos de atendimento, ajudando da melhor forma possível.