A higiene das mãos é a pauta central da próxima palestra promovida pela Consultoria em Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (SCIRAS) da AHEG, no dia 26 de março. A palestra será conduzida pela enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), de Goiânia (GO), Kássia Cecília Piretti. As inscrições já estão abertas e são gratuitas para associados da AHEG.
“O curso tem como objetivo orientar e trazer informações aos profissionais da área da saúde a fim de contribuir para diminuir o risco de contaminação por diversos patógenos potencialmente infecciosos”, explica a coordenadora do SCIRAS, a médica infectologista Bethânia de Oliveira. A higiene de mãos é uma prática indispensável e a medida mais simples e menos dispendiosa para a prevenção e controle das infecções relacionadas à assistência à saúde, tanto que a Organização Mundial da Saúde (OMS) propôs indicadores para direcionar os momentos indispensáveis para a adesão à higienização das mãos nas práticas em saúde.
Inscrições
A atividade é voltada para médicos, enfermeiros, farmacêuticos e demais profissionais da área da saúde e será realizada por meio da plataforma digital Google Meet, gerando certificados para os participantes que mantiverem suas câmeras ligadas do início ao fim. As inscrições são feitas por e-mail (recepcao@aheg.com.br), sendo necessário o envio das seguintes informações: nome completo, função, CNPJ, nome do hospital e telefone para contato.
Dia Mundial de Higienização das Mãos
A Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu o dia 5 de maio como o Dia Mundial de Higienização das Mãos. Neste dia, em todo o mundo, são promovidas ações para conscientizar os profissionais de saúde, o governo e os administradores hospitalares sobre a importância da higienização das mãos. “O tema da palestra de março foi cuidadosamente escolhido para antecipar esta data. Com isso, durante o mês de abril, os serviços hospitalares poderão trabalhar suas campanhas e atividades para esse dia tão importante para a saúde”, diz Bethânia. O hábito de higienizar as mãos previne e reduz infecções, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e demais usuários dos serviços de saúde.