Desde março do ano passado, quando surgiram os primeiros casos de Covid-19 no Brasil, a Universidade Veiga de Almeida (UVA) tem oferecido fisioterapia respiratória por teleatendimento para pacientes que receberam alta e ficaram com sequelas da doença. As consultas virtuais são feitas por professores da universidade, com apoio de até 200 alunos voluntários. O tratamento de reabilitação pulmonar é gratuito e serve tanto para quem apresentou quadros mais graves quanto para quem se tratou em casa.
O professor Yves de Souza, mentor do projeto e líder do Laboratório de Pesquisa em Reabilitação Pulmonar da Veiga (LaPeRP-UVA) explica que mesmo após a alta hospitalar, se o paciente se queixa de falta de ar ou perda da capacidade pulmonar, ele precisa iniciar um trabalho de fisioterapia respiratória o mais rapidamente possível. “O tempo é um fator primordial na recuperação dos músculos”, ressalta.
A iniciativa, que faz parte de um projeto acadêmico do LaPeRP-UVA, resultou num estudo clínico premiado no congresso American Thoracic Society um dos mais importantes da área.
O trabalho realizado pela Veiga também inspirou terapeutas portugueses. Eles procuraram a universidade para um intercâmbio de conhecimento e passaram a adotar o protocolo e os exercícios criados pela equipe de fisioterapia da universidade.
As pessoas interessadas nos serviços de atendimento de fisioterapia respiratória da UVA devem entrar em contato com a universidade através do e-mail comunicacaoinstitucional@uva.br.
Informações: www.uva.br