No último ano, os profissionais de saúde estão desempenhando uma dura missão de ajudar seus pacientes e se esforçar ao máximo para combater a Covid-19. Desde março do ano passado, são dias e noites ininterruptas de muito trabalho para ajudar o sistema de saúde do Brasil e, nos últimos meses, também contribuindo com a aplicação de vacinas para a população.
Além de todo cenário em que o país se encontra, o tempo livre das pessoas foi utilizado para cursos de saúde. De acordo com a plataforma da WR Educacional, dados levantados no início do primeiro semestre de 2020, com o início da pandemia, foram mais de 1,8 milhão de matrículas em cursos de saúde dentro do site, um aumento de 217% em relação ao ano anterior.
Por isso, em celebração ao Dia Mundial do Enfermeiro, a plataforma apresenta três cursos livres gratuitos com certificado que são os mais procurados na área:
Noções Básicas de Primeiros Socorros
Este curso apresenta técnicas de primeiros socorros que podem ser realizadas por qualquer pessoa durante a espera de um atendimento profissional. O objetivo é oferecer conhecimentos sobre as técnicas e estudar conceitos básicos ao ensinar e analisar uma emergência.
Alguns tópicos importantes de estudo são:
– Cartilha de primeiros socorros;
– As fases do socorro;
– Procedimento em casos de acidentes em ambiente de saúde.
Noções Básicas em Atendimento pré-hospitalar (APH)
Neste curso, são ensinadas manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) em adultos e crianças para procedimentos de respiração boca a boca, massagem cardíaca e aplicação de choque elétrico com Desfibrilador Externo Automático (DEA).
O objetivo principal é treinar profissionais da saúde para reconhecer situações de emergência cardíaca para aumentar as chances de sobrevida. Capacitar o aluno a prestar cuidados imediatos aplicando medidas e procedimentos até a chegada de assistência mais qualificada.
Noções Básicas de Saúde Pública no Brasil
O curso de Saúde Pública no Brasil por meio da educação à distância oferece ao participante o conhecimento sobre o sistema de saúde brasileiro, SUS, seguridade social, atenção à saúde e assistência. A ideia desse curso é compreender o papel da Instituição previdenciária na organização social, no setor da saúde, demonstrar a importância das funções econômicas e sociais desempenhadas pela Previdência Social.
Alguns dos tópicos estudados neste curso são:
– História das políticas de saúde no Brasil;
– O Sistema Único de Saúde;
– A organização da Atenção Hospitalar;
– Indicadores de Saúde.
“A área de saúde é fundamental para a preservação da vida humana. A capacitação e o maior interesse das pessoas nesta área são muito importantes a fim de manter o nível de excelência desses profissionais e termos cada vez mais pessoas qualificadas na saúde”, aponta Francislene Lopes Soares, diretora pedagógica da WR Educacional.
Origem do Dia Mundial do Enfermeiro
O Dia Internacional da Enfermagem é celebrado mundialmente desde 1965. Porém, oficialmente esta data só foi estabelecida em 1974, a partir da decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros. O dia 12 de maio foi escolhido como homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a “mãe” da enfermagem moderna.
Florence, filha de pais ingleses, nasceu em Florença, na Itália. Aos 17 anos, ela, que era cristã anglicana, decidiu ser enfermeira, acreditando ter um chamado de Deus para fazer enfermagem. Foi na guerra da Crimeia, em que o Reino Unido participou entre 1853 e 1856, que o seu trabalho se tornou mais conhecido e ela foi chamada de “Dama da Lâmpada”, instrumento que usava durante a noite para ajudar melhor os feridos. Florence Nightingale fundou a primeira Escola de Enfermagem secular do mundo na Inglaterra, em 1860.