Liberada por briga judicial, técnica cirúrgica cardíaca entra para cobertura de planos de saúde

O procedimento TAVI (Transcatheter Aortic Valve Implatantion), técnica cirúrgica cardíaca minimamente invasiva, que evita a abertura do peito de pacientes diagnosticados com Estenose Aórtica grave, acaba de ser incorporada pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). O procedimento só era liberado por meio de briga judicial. Com a incorporação, os planos de saúde poderão ofertar a tecnologia, sem burocracias.

O procedimento é altamente eficaz para pacientes que apresentam um risco mais elevado para a cirurgia convencional, ou “de peito aberto”, sendo este muitas vezes até contraindicado, dependendo da idade ou estado físico do paciente. Sem o devido tratamento, os enfermos com Estenose Aórtica grave, que apresentam sintomas como cansaço, desmaios ou dor no peito morrem em cerca de um ano. A iniciativa foi uma conquista da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI), que luta pela incorporação desde 2013.

Para a Medtronic, uma das líderes em tecnologia para a saúde, esse foi um importante passo para as operadoras de saúde que precisam driblar as burocracias do sistema para ofertar tratamentos avançados.  “Embarcar tecnologia de qualidade no País para que as operadoras de saúde ofertem tratamentos de alta performance, está cada vez mais desafiador. Para sanar isso, adotamos um modelo de negócio favorável à sustentabilidade do setor para facilitar ainda mais a adoção dessas inovações” pondera Felipe Barreiro, vice-presidente da empresa.

De acordo com a Dra. Fernanda Marinho Mangione, cardiologista e diretora de Avaliação de Tecnologia em Saúde da SBHCI (Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista) e médica do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e Hospital Alemão Oswaldo Cruz, houve melhora significativa dos resultados da TAVI com redução da mortalidade por causas cardíacas e maior segurança do procedimento.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.