Tecnologia gera economia de mais de um milhão para Santa Casa de Porto Alegre

Desde a sua implantação, há 12 meses, a NoHarm, plataforma com inteligência artificial que sistematiza a atuação da farmácia clínica nos hospitais e permite detectar duplicidades, interações medicamentosas, possíveis reações alérgicas e impactos nas funções renais e hepáticas dos pacientes, identificando inúmeras oportunidades de melhorias que só foram percebidas mediante a análise sistemática da inteligência artificial. Isso nos proporciona economia de recurso e uma melhora significativa na experiência do paciente, impactando em mais de 11 mil vidas, ampliando o nível de segurança e a qualidade assistencial em todos os hospitais da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS).

“É claro que o impacto no processo assistencial é o ponto central na análise de todas as tecnologias que são aportadas na Santa Casa”, destaca o diretor administrativo Jader Pires, “mas, neste caso, também aliamos um importante fator econômico, um custo evitado em mais de um milhão de reais no período em que tecnologia está em funcionamento”.

Para o coordenador de Inovação da Santa Casa, Wagner Dorneles da Silva, “o grande ganho da NoHarm é o aumento exponencial das avaliações na farmácia clínica, que representa uma ampliação significativa da segurança dos pacientes. O ganho está no fato de que precisaríamos de um aumento muito expressivo no número de profissionais para obter os mesmos resultados, o que seria inviável para a instituição”, conclui.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.