Osteoporose: novo medicamento promove ganhos importantes de massa óssea

Novidades em tratamento – Chegou recentemente ao mercado brasileiro o romosozumabe, medicamento de ação mista (anabólico com ação antirreabsortiva concomitante) em injeções mensais durante um ano. “Esse medicamento promove ganhos importantes de massa óssea associado a redução do risco de fraturas em mulheres pós-menopausa, além do conforto da sua posologia”, comenta Dr. Sergio Setsuo Maeda, especialista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP).

Além desta novidade terapêutica, nos últimos anos, tem sido discutida a caracterização dos pacientes com risco muito alto de fraturas. Entre elas, aqueles pacientes com densidade óssea baixa, múltiplas fraturas prévias, alto risco de quedas e que fazem uso de glicocorticoides. “A proposta é de iniciar tratamento com terapias anabólicas seguido de antirreabsortivos para maximizar os benefícios”, explica Dr. Maeda.

A osteoporose é uma doença que provoca o aumento da perda de massa óssea, pela diminuição da formação e absorção de minerais e de cálcio. A doença se agrava com o envelhecimento e dados apontam que cerca de 33% das mulheres e 15% dos homens com mais de 65 anos terão osteoporose. Uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens com mais de 50 anos sofrerão fratura por fragilidade (osso quebrado) por causa da osteoporose. Portanto, é um problema de saúde pública.

As fraturas osteoporóticas causam dor, levam à dependência física e estão associadas à maior mortalidade. A alimentação rica em cálcio e exposição solar, principal fator para absorção da Vitamina D e essencial para saúde dos ossos, podem minimizar esta evolução.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.