Em tempos de pandemia, a sociedade se viu com a necessidade de ajudar a população que passava por dificuldades pessoais, profissionais e problemas de saúde. O espírito de solidariedade foi aflorado ao ver profissionais da área da saúde se doando na linha de frente dos hospitais, na nobre missão de salvar vidas. Essa atuação, dedicação e esforço de toda equipe médica despertou o desejo de muitos estudantes em cursar medicina e contribuir efetivamente na qualidade de vida das pessoas. Até o dia 11 de novembro, jovens que desejam realizar o sonho de serem médicos podem se inscrever no vestibular de Medicina da Universidade São Judas, que integra a Inspirali, vertical da área da Saúde do Ecossistema Ânima. As inscrições podem ser feitas através do site da Universidade São Judas.
O vestibular é válido para ingresso em 2022.1 e será realizado em duas etapas. A primeira etapa, não eliminatória, será no formato on-line e tem o objetivo de identificar a afinidade dos candidatos com os valores e missão da instituição e com a metodologia utilizada, somando pontos à etapa obrigatória. A segunda etapa é composta por uma prova que será realizada no dia 4 de dezembro, das 13h às 18h, de forma presencial nas cidades de São Paulo, na Unidade Mooca, e em Santos, no Centro Universitário São Judas.
A segunda etapa tem caráter eliminatório e classificatório e será elaborada conforme o conteúdo programático anexado no edital, que segue as orientações da BNCC para o Ensino Médio, podendo conter questões interdisciplinares. Candidatos com deficiência, mobilidade reduzida ou que tenham necessidade de tradutor-intérprete de libras devem declarar sua necessidade na ficha de inscrição, conforme descrito no edital.
O curso de Medicina da São Judas tem um dos currículos mais inovadores do mundo, desenvolvido para formação médica de alta performance, onde o estudante tem contato com a prática real da profissão desde o primeiro semestre. Seguindo as tendências globais em saúde, a graduação conta com forte uso de recursos tecnológicos para aprendizagem, como uso de robôs de alta fidelidade e realidade virtual, animações dinâmicas que criam interatividade e cenários realistas, que simulam situações vivenciadas na realidade profissional. Os estudantes também contam com apoio socioemocional, acompanhamento personalizado do processo de aprendizado, além do trabalho em rede para o desenvolvimento de inovações educacionais na formação médica ao longo da vida, o lifelong learning.
Para a realização da prova, a comissão organizadora segue as recomendações e medidas dos centros e departamentos governamentais do Estado de São Paulo para evitar contágio pelo Coronavírus. Serão adotadas medidas de distanciamento social, uso de máscara e uso de álcool gel para higienização das superfícies. Aos candidatos com sintomas da Covid-19 ou que tiveram contato com alguém doente ou com suspeita, é recomendado que não compareçam ao local da prova.