Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça quando pensa em um plano de saúde? Há 29 anos seguidos a resposta ouvida pelos pesquisadores do Instituto Datafolha, responsáveis pelo levantamento do norte ao sul do Brasil para realizar o Top of Mind, o maior estudo de lembrança de marcas da América Latina, é a mesma: Unimed.
A Unimed se destaca pela presença consecutiva no primeiro lugar do ranking desde que a categoria Planos de Saúde foi incorporada ao levantamento. “São quase três décadas na liderança. Estar presente de forma significativa na memória da população é o reflexo do compromisso da Unimed em promover cuidado assistencial de alta qualidade, em todos os momentos e em todas as regiões do país, marcado de forma permanente na vida das pessoas”, afirma Omar Abujamra Junior, presidente da Unimed do Brasil, confederação que representa o Sistema Unimed de cooperativas de saúde.
A conquista deste ano tem um significado ainda maior. Entre os anos de 1970 e 1971, médicos de diversas regiões do país, inspirados no pioneirismo da Unimed Santos (SP) e estimulados pela Associação Médica Brasileira, tomaram a iniciativa de se organizar em cooperativas, o que iniciou a expansão do Sistema Unimed pelo país. O êxito deste movimento, marcado pela capilaridade e a interiorização da medicina, ajuda a entender o motivo de a Unimed vir conquistando, ano após ano, o prêmio da marca mais lembrada pelos brasileiros. Atualmente, a Unimed está presente em 86% do território nacional, ou seja, em 9 de cada 10 municípios, com uma carteira de 18,3 milhões de beneficiários e ocupando 38% do mercado de planos de saúde no país.
Desempenho acima da média
Na edição que marca o retorno do levantamento realizado de forma presencial em todas as regiões do país – em 2020, por conta da pandemia, as entrevistas foram realizadas por telefone – o desempenho da Unimed no resultado final e à frente da concorrência se manteve em nível elevado.
De acordo com o levantamento realizado pelo Datafolha com 7.758 brasileiras e brasileiros a partir de 16 anos de todas as regiões, sexos e classes sociais, entre os dias 2 e 14 de agosto de 2021, a Unimed atingiu o índice de 35 pontos, muito à frente do segundo colocado, que somou apenas seis.
A conquista é valorizada por ações de prevenção e pela ampliação de investimentos e cobertura assistencial feitos pela Unimed em um período desafiador, como o que vivemos com a pandemia de Covid-19. “A Unimed se orgulha pelo empenho e dedicação de colaboradores e de médicos cooperados em contribuir com a ampliação do acesso à saúde em todo o país, atuando ao lado da sociedade em todos os momentos de sua história”, afirma Omar.
Além da entrega de 14 novos hospitais ao país desde o início de 2020, somando mais de 1,1 mil leitos, que representam investimentos estruturantes de R$ 1,5 bilhão em capacidade assistencial, o Sistema Unimed respondeu à crise com ações emergenciais, em mais de 550 iniciativas para adequação da rede de atendimento. Desde o início da pandemia, foram contratados mais de 13 mil profissionais de saúde e da área administrativa para reforçar a linha de frente.
Ainda durante a pandemia, a Unimed amplificou o uso da telemedicina como medida de contingência. No período, também houve uma expansão de 58% na capacidade de leitos de UTI já instalados, a abertura de 12 hospitais de campanha nos momentos mais críticos e a criação de centros de cuidados especializados para acompanhar os pacientes com consequências de saúde pós-Covid.
No âmbito social, uma iniciativa dos Institutos Unimed, o Movimento Saúde e Ação, arrecadou mais de R$ 4 milhões, destinados a 45 instituições e 22 mil famílias em situação de vulnerabilidade. Essas ações contribuíram para que a Unimed ficasse entre as 20 empresas mais transformadoras durante a pandemia, como apontou um estudo da HSR Specialist Researchers.