Com o objetivo de ajudar no combate ao novo Coronavírus, o A.C.Camargo Cancer Center anuncia uma parceria com a startup de inteligência artificial LAURA para oferecer aos seus pacientes oncológicos um serviço de triagem virtual que esclarece dúvidas sobre os sintomas correspondentes à Covid-19 e indica se é necessário o deslocamento até a Unidade, seguindo os parâmetros estabelecidos pela própria Instituição, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde.
Referência internacional em oncologia, o A.C.Camargo Cancer Center é a primeira instituição de saúde do país a utilizar a triagem da LAURA P.A. Digital para pacientes oncológicos. “A tecnologia será um reforço para a gestão de cuidado voltada aos pacientes com câncer. Vale dizer que a plataforma não substitui avaliação médica, mas serve como apoio para identificar de forma remota pacientes com sintomas gripais que podem corresponder à Covid-19 e, dentre estes, quem apresenta sintomas que merecem uma visita ao pronto-atendimento. Assim, evitamos a saturação da Emergência Oncológica do A.C.Camargo Cancer Center e protegemos aqueles com quadros mais simples”, afirma o CEO da LAURA, Cristian Rocha.
Para o superintendente de Operações e diretor Médico do A.C.Camargo Cancer Center, Dr. Victor Piana, os pacientes são prontamente beneficiados, já que este é um canal de fácil acesso para esclarecer dúvidas específicas sobre coronavírus, avaliar os sintomas e os impactos para o paciente oncológico, além de agilizar a priorização de atendimento na chegada à emergência. “Sabemos que o paciente oncológico está muito mais vulnerável e conseguir acompanhar a evolução dele em casa faz muita diferença. Com essa ferramenta, podemos proteger nossos pacientes com sintomas leves em isolamento domiciliar e preservar a nossa capacidade de atendimento em pronto-atendimento para os casos mais graves” esclarece o médico.
A tecnologia também compõe a série de iniciativas do A.C.Camargo Cancer Center para aumentar a segurança dos pacientes oncológicos, como por exemplo, o fluxo oncológico protegido, que mantém segregação completa entre os pacientes positivos para a Covid-19 e os demais pacientes.
Como funciona
Ao acessar a assistente virtual o paciente responde uma série de perguntas. Depois que a inteligência artificial analisa as informações, se o caso não for considerado crítico, o paciente recebe orientações de prevenção e acompanhamento. Se os sintomas forem de gravidade, o paciente recebe um alerta automático para comparecer à Unidade e depois, ao confirmar sua ida, imediatamente, aparece a informação na plataforma de previsão de demanda do A.C.Camargo Cancer Center. Além disso, caso o paciente não compareça à Instituição no prazo de seis horas, a equipe entra em contato para dar suporte, assim como nos casos em que o paciente recebe o alerta, mas não confirma o comparecimento à emergência.
Os pacientes que comparecem à Emergência Oncológica do A.C.Camargo Cancer e são considerados menos graves recebem a recomendação para cumprirem o isolamento social com monitoramento remoto da progressão dos sintomas pelo P.A. Digital. “A ideia é que ela envie um formulário todos os dias para saber se houve mudanças nos sintomas relatados inicialmente. Dessa forma, a equipe assistencial pode acompanhar a progressão do paciente com o passar do tempo. Esse é um grande diferencial da plataforma”, explica Cristian Rocha. Por meio da LAURA P.A. Digital, os pacientes também podem tirar dúvidas sobre o novo coronavírus.
Principais benefícios
- Esclarecimento de dúvidas sobre os sintomas do novo coronavírus
- Triagem virtual dos sintomas para indicação de comparecimento à emergência ou permanência em isolamento domiciliar
- Fácil acesso à ferramenta pelo portal www.accamargo.org.br
- Confiabilidade nos parâmetros estabelecidos pelo próprio A.C.Camargo Cancer Center, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde
Tecnologia para salvar vidas
A startup LAURA é responsável pelo desenvolvimento do Robô Laura, tecnologia implantada em instituições de saúde, incluindo o A.C.Camargo Cancer Center, para identificação precoce dos riscos de deterioração clínica. Por meio de inteligência artificial e tecnologia cognitiva, faz o gerenciamento de dados da rotina hospitalar e emite alertas para a equipe assistencial, o que melhora a capacidade preditiva, com previsões mais estáveis. Ativa desde 2016, o Robô já analisou cerca de 2,5 milhões de atendimentos e reduziu em 25% a taxa de mortalidade hospitalar. Além de ajudar a salvar, em média, 12 vidas por dia, é um instrumento para otimização de tempo e recursos em saúde.
Como forma de contribuir com a otimização dos recursos de saúde e auxiliar os hospitais a não ficarem sobrecarregados neste momento de crise, o uso da ferramenta foi liberado gratuitamente para instituições de saúde . A iniciativa tem o apoio do Instituto Laura Fressatto.