A pandemia de Covid-19 mostrou como as pessoas estão conectadas e dependentes em termos de saúde coletiva, diz G. Anton Decker, M.B., B.Ch., presidente da Mayo Clinic International.
A igualdade na saúde global é o foco principal do Dia Mundial da Saúde da Organização Mundial da Saúde, celebrado na quarta-feira 7 de abril. Para a Mayo Clinic, a pandemia destacou três lições para melhorar a igualdade na saúde, diz o Dr. Decker.
“Aprendemos muito com a pandemia. Em primeiro lugar, aprendemos que o mundo precisa de uma fonte confiável de conhecimento”, ele afirma. “Mas o conhecimento por si só não é suficiente. Ele só é útil quando funciona com base em parcerias, pessoas, processos e tecnologias.”
No entanto, nenhuma entidade possui todas as respostas. As maiores oportunidades surgem quando você une forças e procura aprender com os outros, diz o Dr. Decker.
“Somos melhores quando trabalhamos juntos”, ele afirma. “Quando o mundo combina conhecimentos, recursos e talentos, obtemos resultados surpreendentes.”
Além da crise com a Covid-19, a comunidade global de saúde ainda vem enfrentando outros desafios, incluindo doenças transmissíveis e não transmissíveis, Dr. Decker diz.
“Mais uma vez, o mundo procura uma fonte confiável de conhecimento para nos ajudar a enfrentar essas condições, sejam elas relacionadas ou não à Covid-19.”
A nova Plataforma da Mayo Clinic cria uma estrutura para que cientistas de todo o mundo acessem dados de saúde não identificados e seguros que podem ajudar na busca de novas curas e tratamentos.
“O mundo precisa ser capaz de compartilhar conhecimento, e o que estamos tentando fazer na Mayo Clinic é compartilhar o conhecimento e as informações da Mayo com o mundo, mas em novas dimensões”, diz o Dr. Decker. “E, assim, muitas novas invenções, tecnologias, métodos de transporte e comunicação estão tornando isso possível.”