A Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), por meio do Programa Um Só Sangue, se une ao Sport Club Corinthians, por meio da ação Sangue Corinthiano e do Departamento de Responsabilidade Social do clube, para um verdadeiro mutirão de doação de sangue nesta sexta-feira (16) e sábado (17), das 9h às 17h.
A mobilização, que tem como objetivo renovar os estoques de banco de sangue da capital em baixa desde o início da pandemia da Covid-19 acontece na Neo Química Arena (estádio do Corinthians), em Itaquera, e as inscrições prévias de doadores devem ser realizadas no site corinthians.doandosangue.com.br.
Apoiada também pela Neo Química, patrocinadora oficial do Corinthians, a ação conta ainda com o apoio do Banco de Sangue Paulista, Bancos de Sangue dos Hospitais Oswaldo Cruz e Sírio Libanês, COLSAN, Hemocentro São Lucas e CTA, que estarão no local realizando as coletas.
As doações serão realizadas no prédio Oeste, com entrada para pedestres pela Escadaria da Radial (Loja). Motoristas terão estacionamento gratuito pelo portão Staff (av. Miguel Inácio Cury). Durante a mobilização pela doação de sangue, os participantes também serão estimulados a doarem quilos de alimento, que serão destinados a famílias carentes, já assistidas por projetos do Corinthians.
“Sempre com a missão de incentivar e conscientizar sobre o ato voluntário da doação de sangue, a ABHH tem promovido ações semelhantes a essa desde o início da pandemia, quando as pessoas passaram a ter receio de saírem de casa para fazer doações de sangue, o que ocasionou uma baixa significativa dos estoques de banco de sangue”, explica o hematologista Dr. Dante Langhi, presidente da ABHH, ao ressaltar ainda a importância do empenho dos diversos parceiros, especialmente no último ano, período crítico aplacado pela pandemia.
Um Só Sangue
Em 2020, a ABHH lançou o Programa Um Só Sangue, justamente para levar informação e promover ações neste sentido. No site do Programa, que é www.umsosangue.com.br, é possível encontrar informações sobre pré-requisitos e orientações para a doação de sangue.
Restrições por vacinação da Covid-19
Até o momento, a Prefeitura de São Paulo ainda não confirmou se haverá vacinação contra a Covid-19, para públicos elegíveis pelo calendário vigente, no Estádio do Corinthians nas mesmas datas. De todo modo, a organização da campanha de doação de sangue informa que as ações serão realizadas em lados opostos no local.
Sobre restrições para doação após vacina contra a Covid ou influenza, é importante que o doador saiba:
- Pessoas vacinadas com a Coronavac, disponível na rede pública de São Paulo, devem aguardar 48 horas após a vacinação com a dose mais recente para fazer sua doação;
- Quem tomou vacina da gripe pela rede pública deve aguardar 48 horas para realizar a doação e, pelo particular, 30 dias;
- Pessoas com sintomas de gripe, resfriado, tosse ou coriza, não devem doar;
- Indivíduos com sintomas ou suspeitas de Covid-19 não estão aptos à doação de sangue.