Como é do conhecimento de muitos, na segunda-feira (25), a Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), em nome de seu presidente Dr. José Francisco Comenalli Marques Junior, foi convidada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), assinada pelo seu presidente José Hiran da Silva Gallo, para uma reunião presencial nesta quarta-feira, 27 de julho de 2022, em Brasília (na sede do Conselho), com o Presidente da República Jair Messias Bolsonaro e o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Esse convite foi direcionado ao “Aos senhores presidentes das Sociedades de Especialidades Médicas”, mas ficamos sabendo que nem todas as Sociedades médicas receberam esse convite.
A pauta da reunião, adiantada aos convidados pelo referido convite formal, informava que seriam debatidos “assuntos de interesse da categoria”, no seu ítem 2.
Ciente de seu compromisso e responsabilidade em prol do contínuo avanço da Saúde e da Ciência, o Acesso Universal dos cuidados da saúde a todos os brasileiros e brasileiras, entre outros assuntos, o convite foi aceito, por considerar uma oportunidade de contribuir com a Saúde Pública no nosso País, tendo em vista que se tratava, a priori, de uma ação de Estado. Porém, o que foi presenciado, infelizmente, foi simplesmente um evento político, um verdadeiro e autêntico comício, com alusão à candidaturas de deputados e senadores, além do claro alinhamento do CFM com as ações do atual governo, sem um consenso da comunidade médica, evidenciadas por recentes publicações e esclarecimentos inclusive da Associação Médica Brasileira, AMB.
Apartidária, a ABHH se pronuncia sobre o ocorrido, evidenciando seu descontentamento com o claro desvio da pauta da reunião convocada pelo CFM. Ciente de estarmos às vésperas de uma corrida eleitoral de caráter extremamente sensível e polarizada, a ABHH se prontificou a participar de uma reunião de debate evolutivo para ações que pudessem contribuir para a melhoria contínua da Saúde Pública brasileira e do SUS, e não eleitoreira, como se configurou.
A ABHH reforça, nessa oportunidade, sua missão de representar a comunidade de profissionais da área de hematologia, hemoterapia e terapia celular; promover, orientar e defender políticas e medidas que determinem a ética, o reconhecimento, a dignidade e a valorização da especialidade; prezar pela qualidade e equidade no tratamento dos pacientes e nos serviços no escopo das especialidades que atua; garantir aos profissionais mais jovens programas técnicos e educacionais para nortear a formação de qualidade e estimular a entrada adequada no mercado de trabalho; atrair novos profissionais para a especialidade; estimular a multidisciplinaridade no desenvolvimento dos profissionais da área como forma de apoiar iniciativas conjuntas para a melhoria constante na educação, atendimento e pesquisa das áreas envolvidas e, mais uma vez se demonstra contrária a qualquer tipo de aparelhamento partidário que contraponha aos princípios da ética médica.
Dr. José Francisco Comenalli Marques Jr.
Presidente da ABHH