Médicos cirurgiões da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM) realizarão mutirão em Niterói (RJ) e em Belém (PA) para procedimentos em crianças que possuam algum tipo de deformidade grave nas mãos ou membros superiores.
Em território carioca, os procedimentos ocorrerão no Hospital Getúlio Vargas de Niterói (Getulhinho). Para participar, as inscrições podem ser feitas até o dia 3 de novembro, no link bit.ly/3p3ko6u. Os responsáveis pela criança devem acessar o formulário de cadastro e preencher os campos com as informações solicitadas, descrevendo o problema que requer a cirurgia. Todos os formulários serão avaliados quanto a possibilidade de tratamento na campanha e, se o caso for escolhido, a equipe responsável pela ação social vai entrar em contato para passar as orientações sobre a avaliação médica e o agendamento da cirurgia.
Em Belém, no Pará, os procedimentos serão realizados de 1 a 2 de novembro, na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, das 7h às 18h, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública, Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Pará e Associação Médica Brasileira (AMB).
Deformidades que poderiam ser satisfatoriamente corrigidas na infância acabam desenvolvendo deficiências físicas definitivas na vida adulta, resultando, pelo expressivo número de casos, em uma enorme perda de força produtiva à nação e elevando custos institucionais de incentivo à inclusão social e de inserção no mercado de trabalho. A Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão, consciente da gravidade deste cenário, decidiu dedicar o ano de 2021 ao tema de atenção às mãos das crianças, concentrando suas ações no tratamento cirúrgico das deformidades congênitas e lesões traumáticas da mão pediátrica.