AME Bauru realiza ações em alusão ao Dia Mundial do Diabetes

No próximo dia 14 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Diabetes. Para marcar a data, as equipes do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Bauru, unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP) sob gestão da Famesp, programaram atividades para os profissionais da unidade e pacientes.

No dia 12, das 9h às 11h, profissionais de enfermagem, nutrição, psicologia e serviço social do AME farão uma atualização sobre Diabetes Mellitus.

No dia 13, das 8h30 às 11h, pacientes e acompanhantes que estiverem no Ambulatório poderão realizar o teste de HGT (que mede o nível de glicose no sangue) e receberão orientações nutricionais e de prevenção e fatores de risco do diabetes. Pacientes sem diagnóstico de diabetes que apresentarem resultado maior que 200mg/dl no teste de HGT, serão orientados a fazer outros exames e agendados na especialidade de endocrinologia no próprio Ambulatório (de acordo com a disposição de vagas da agenda). Os pacientes que já têm o diagnóstico poderão passar por uma triagem, que, de acordo com os critérios, como tempo de diagnóstico e se apresentam feridas ou complicações crônicas da doença, serão  encaminhados, no período da tarde (das 14h às 16h) para a enfermagem, que fará avaliação de pé diabético; para a psicologia, que fará orientações psicoeducativas; e para oftalmologia para avaliação de possível complicação do diabetes na visão. Ainda no período da manhã será servido um café da manhã saudável para quem estiver no Ambulatório. As orientações sobre o diabetes feitas pela equipe multidisciplinar serão estendidas para o período da tarde.

A doença

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, o Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia) desencadeada por defeitos na síntese ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas. A insulina tem como principal função promover a entrada de glicose para as células do organismo de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares. A falta da insulina ou um defeito na sua ação resulta, portanto, em acúmulo de glicose no sangue.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.