A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) apresenta sua primeira animação destinada a explicar o diabetes para crianças. Em linguagem acessível, o curta auxilia o entendimento infantil sobre o que é a doença, como administrá-la e, sobretudo, como é possível manter uma vida normal, adotando-se uma rotina de cuidados. Intitulada Animaconto, a iniciativa visa contribuir para o conhecimento e autonomia dos pequenos no trato com seu próprio corpo, bem como auxiliar pais, responsáveis e educadores sobre como explicar o que é a doença e a importância de controlá-la.
Segundo a endocrinologista Dra Dhianah Santini de Oliveira, coordenadora do Departamento de Campanhas da Sociedade Brasileira de Diabetes, o Animaconto destina-se a conversar com crianças de 10 a 12 anos, visto que “geralmente, é nessa faixa etária que os pais começam transferir às crianças a função manter a dinâmica de controle do diabetes. Por vezes, esse processo de ganhar autonomia e responsabilidade é permeado por dúvidas. E, essa animação busca contribuir para esse diálogo e entendimento”.
Para maior poder de atração do público infanto-juvenil, o curta investe na linguagem comum a produtores de conteúdo para plataformas digitais. Com cerca de 10 minutos de duração, o filme apresenta três eixos complementares, facilitando o encadeamento de conteúdos de maneira leve.
Produzido pela Cuíca Filmes, o Animaconto apresenta, de modo simples, informações como o que é glicemia, como ela age no organismo, o que muda no corpo da pessoa com diabetes, quais os tipos de insulina e suas atuações no controle dos índices glicêmicos, formas de medição de glicemia e até novas tecnologias disponíveis para a aferição e manutenção da quantidade de açúcar no sangue.
O Animaconto está disponível gratuitamente no Diabetes Play, a plataforma de vídeos on demand da Sociedade Brasileira de Diabetes. Para acessá-lo, basta clicar no link.