No mês marcado pela campanha de conscientização sobre a prematuridade, o Novembro Roxo, dois bebês prematuros receberam alta médica no Hospital Bom Pastor (HBP), em Guajará-Mirim (RO).
Um dos bebês nasceu no último dia 19, com 36 semanas de gestação. O outro veio ao mundo no dia 5, com apenas 34 semanas de gestação.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, um nascimento prematuro corresponde aquele que ocorre antes de 37 semanas de gestação. Na gestação a termo, sem intercorrências, o nascimento acontece em aproximadamente 40 semanas.
Por ter nascido com oito meses, um dos recém-nascidos ficou internado por três dias após seu nascimento. Já o outro bebê permaneceu sob os cuidados dos profissionais por cerca de 20 dias no hospital.
A prematuridade causa uma série de riscos à saúde e vida do recém-nascido, por isso o acompanhamento pelos profissionais é essencial. “Normalmente, o neonato precisa ser internado para que possa receber o suporte necessário para ganhar peso”, explica a diretora Técnica do Bom Pastor, Márcia Guzman.
Foi o que aconteceu, segundo a médica, com o recém-nascido que pesava 1,7kg e que recebeu alta somente após completar 2kg de peso. A mãe Priscila dos Santos ficou apreensiva com a informação de que seu bebê ficaria internado após o nascimento.
“Nos primeiros dias fiquei preocupada, mas a médica me explicou o motivo pelo qual ele precisava ficar internado e que, apesar disso, ele estava bem. Fiquei tranquila após entender o que se passava”, disse a mãe quando deixou a unidade.
O Hospital Bom Pastor é uma unidade própria da entidade filantrópica Pró-Saúde, uma das maiores no ramo de gestão hospitalar no país. Trata-se da única maternidade do município de Guajará-Mirim e região, atuando ainda como referência para o atendimento da população indígena de 54 aldeias na região norte brasileira. Somente de janeiro a setembro deste ano, já realizou cerca de 820 partos.
Campanha Novembro Roxo
O Novembro Roxo é uma campanha dedicada à sensibilização sobre a prematuridade. A data alerta para a crescente de partos prematuros, formas de prevenção e consequências do nascimento precoce. Seu principal objetivo é estimular a elaboração de estratégias a fim de diminuir a taxa de prematuridade.
A prematuridade pode ser prevenida através de métodos médicos e procedimentos, entretanto o pré-natal continua sendo fundamental.
“A realização correta do pré-natal é essencial para identificar e tratar possíveis problemas de saúde durante a gestação, prevenindo o quadro de prematuridade”, alerta Márcia Guzman.
O Hospital Bom Pastor está localizado na Avenida Pimenta Bueno, 663, no Centro de Guajará-Mirim, fronteira com a Bolívia, e presta atendimento 100% gratuito via Sistema Único de Saúde (SUS), mediante contrato com o município.