Na quarta-feira (21/12) a escritora Marina Pechlivanis e sua filha, a ilustradora Nicole Kouts, lançaram a obra ‘Grande Montanha de Pequenos Poemas’ (Editora Patuá) no ITACI – Instituto de Tratamento do Câncer Infantil, no bairro de Pinheiros, em São Paulo (SP).
Na ocasião, Marina fez uma espécie de poematerapia com os pacientes do hospital, já que ela leu para eles, além de doar alguns exemplares autografados e com dedicatórias especiais.
“Esse ato pode trazer benefícios para o tratamento dos pacientes, pois há uma mudança na rotina hospitalar, principalmente aqueles que estão em internações longas, já que não são só as intercorrências agudas da própria doença que acometem as crianças, mas em longo prazo, elas podem ter desmotivação, depressão, medo da recaída e problema de autoestima”, revela Vicente Odone, oncopediatra e diretor clínico do ITACI – INSTITUTO DE TRATAMENTO DO CÂNCER INFANTIL.
‘Grande Montanha de Pequenos Poema’ é um livro-brinquedo que traz em cada poema um pequeno enigma ilustrado, com desafios cuidadosamente preparados para despertar sensações na mente e no coração das crianças de todas as idades.
Nicole Kouts, ilustradora e idealizadora do conceito gráfico monocromático do livro, explica o motivo da obra ser toda em preto e branco. “Queremos dar espaço às cores na mente das crianças. E preparei todas as ilustrações com a simplicidade (e a complexidade!) de um traço, por vezes um delicado grafismo, outras uma potente palavra manuscrita, estimulando as crianças a darem continuidade e desenharem e escreverem no livro também, fazendo parte da história”, conta. Para Marina Pechlivanis tudo isso ajuda na criatividade. “Estimular o lado imaginativo é muito positivo e ajuda a sonhar”.
A proposta da dupla é trazer poesia para crianças de todas as idades, em forma de texto e em forma de arte. “Somos mãe e filha fascinadas por palavras, imagens, histórias e memórias. E por montanhas. Acreditamos que as montanhas, de todos os tamanhos, escondem segredos. Uma cidade perdida, que ficou esquecida. A cratera de um vulcão extinto, com um lago misterioso. Muitos picos gelados de neve, que ninguém alcança. Um mosteiro no silêncio onde toca um sino. O eco, que multiplica a voz do vento. Uma cachoeira com suas brumas místicas. Medo, encanto, assombro e sonho. Alegria, surpresa, poesia. Tudo isso estava guardado nos nossos olhos… Mas que graça tem colecionar isso tudo só para nós? Foi por isso que tomamos uma decisão: compartilhar a nossa grande montanha de pequenos poemas”, explicam.
“Cresci com ‘Ou Isto ou Aquilo’, de Cecília Meirelles. E com João Cabral de Mello Neto, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Paulo Leminski, Olavo Bilac, Vinicius de Moraes, Guilherme de Almeida, entre tantos mestres. Sonhava com a poesia, imaginava as situações, pensava nas palavras, brincava com as métricas, memorizava os poemas, criava as minhas adaptações… A poesia foi e é um brinquedo mágico e transformador para meu coração, minha mente e minha alma”, diz Marina Pechlivanis, que conclui. “Nossa missão com ‘Grande Montanha de Pequenos Poemas’ é levar esta possibilidade para as crianças de hoje, em especial para as que precisam de poesia e alegria para viver melhor e sonhar mais”.
Informações: www.editorapatua.com.br/grande-montanha-de-pequenos-poemas-de-marina-pechlivanis—ilustracoes-de-nicole-kouts/p
Autoras
Marina Pechlivanis é autora dos livros de poemas ‘Holocosmo: o mundo que me orbita e Malabares’ (Patuá), e de ‘Miralua, Raptos de uma Noite’, com prefácio do poeta Mario Chamie. Para o universo infantojuvenil, escreveu ‘O Guardador de Palavras e Tuik: o Amigo Imaginário’ (Saraiva) e fez a adaptação do grego ‘O Guarda-Chuva do Palhaço’ (Globo). Na área de negócios, é autora de ‘Gifting, Economia das Dádivas: o Novo Milagre Econômico e Gestão Sistêmica para um Mundo Complexo’ (AltaBooks) e de ‘Gestão de Encantamento Dicas Mágicas e Como a Mágica Acontece’ (Reflexão), entre outros. É sócia da Umbigo do Mundo Comunicação, mestra em Comunicação e Práticas de Consumo, professora de pós-graduação, mentora e idealizadora da Educação para Gentileza e Generosidade, com materiais para escolas e famílias.
Nicole Kouts é artista multimídia, participou de coletivos de publicação independente e blogs de ilustração, como ‘Raptos e Traços’ (2013) e ‘Loki’ (2014). No teatro, atuou na Santa Cia. (2015) como artista gráfica e performer. Ilustrou a capa dos álbuns ‘Em Ritmo de Mudança’ (2015) e ‘Quaresma’ (2022), do músico Jota P., os livros ‘Malabares’ (2017) e ‘Holocosmo: o mundo que me orbita’ (2020), de Marina Pechlivanis (Patuá), além de diversos cartazes para espetáculos e feiras culturais. É graduada em Artes Visuais, com pós-graduação em Cenografia e Figurino e formação livre em Direção de Arte. Desenvolve pesquisas e projetos que abrangem a interlocução entre mídias analógicas e digitais. Integrou exposições e festivais em mais de 20 países, em espaços como Centre Pompidou e The Wrong Biennale.