O CEJAM – Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” completa 30 anos de existência no ano de 2021 em franca expansão e com forte atuação no apoio ao SUS. Somente na capital paulista, os programas de prevenção e promoção à saúde, administrados pela Instituição, beneficiaram cerca de 6 milhões de pessoas em 2020.
Fortalecer o SUS, que é o maior sistema público de saúde do mundo e atende a 190 milhões de cidadãos brasileiros, é um grande desafio. Nesse sentido, o CEJAM assumiu a missão de auxiliá-lo na transformação da vida das pessoas, por meio de ações de assistência à saúde.
Hoje, a Instituição é responsável pela gestão de 120 unidades e serviços de saúde em 14 municípios (São Paulo, Rio de Janeiro, Mogi das Cruzes, Itu, Osasco, Cajamar, Campinas, Carapicuíba, Franco da Rocha, Guarulhos, Santos, Francisco Morato, Ferraz de Vasconcelos e Peruíbe), com o auxílio de mais de 16 mil colaboradores.
A excelência do trabalho desenvolvido pelo CEJAM e a qualidade dos serviços prestados já garantiram seis acreditações ONA (Organização Nacional de Acreditação) nas unidades gerenciadas pela Instituição em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. São elas: UBS Vila Calu, AMA Especialidades Jardim São Luiz, CER IV M’Boi Mirim, Hospital Dia Campo Limpo, UBS Jardim Lídia e Hospital M’Boi Mirim (gestão compartilhada com o Hospital Israelita Albert Einstein).
Conheça abaixo algumas ações da Instituição:
Parto Seguro à Mãe Paulistana
Com quase dez anos de existência, o programa, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de São Paulo, já foi responsável por mais de 180 mil nascimentos. Mesmo durante a pandemia, no ano de 2020, foram mais de 23 mil partos.
Presente em oito hospitais da rede municipal de saúde, o programa oferece uma assistência segura e humanizada no processo de parto e nascimento.
Em 2020, 63% dos partos foram normais, acima da média brasileira, que, até 2018, conforme o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos, era de 44% nos hospitais acreditados pelo Compromisso com a Qualidade Hospitalar.
Além disso, houve redução da mortalidade neonatal nas regiões onde o Parto Seguro está inserido, passando de 7% em 2011 para 5% em 2020.
Grupo de Combate à Obesidade
O CEJAM possui grupos de apoio multidisciplinares, compostos por nutricionistas, educadores físicos, fisioterapeutas, psicólogos e terapeutas, para quem precisa de ajuda com reeducação alimentar e atividade física para lidar com a obesidade.
O trabalho tem como foco a prevenção e o tratamento da obesidade, abordando e estimulando o tratamento de diabetes, hipertensão e alta do colesterol, além de acompanhamento nutricional.
As UBSs participantes disponibilizam grupos de apoio abertos e fechados, dependendo da necessidade. Qualquer pessoa pode participar, até mesmo quem não é frequentador da unidade, basta ter o cartão do SUS.
Responsabilidade social
Em fevereiro de 2010, o CEJAM criou o IRS (Instituto de Responsabilidade Social) Dr. Fernando Proença de Gouvêa, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo desenvolver, coordenar e orientar programas, projetos e campanhas sociais e educativas em seus municípios de atuação.
Atualmente, o IRS conta com as seguintes iniciativas: Voluntariado Dr. Conforto, Atenção Integral à Saúde da Mulher, Integração com a Comunidade, Pessoa com Deficiência e Meio Ambiente e Sustentabilidade.
Vale destacar que, por conta do isolamento social imposto pela pandemia de Coronavírus, alguns programas e grupos do CEJAM estão suspensos temporariamente ou sendo oferecidos de forma remota.