As doenças cardiovasculares e o câncer são as principais causas de mortalidade em todo o mundo. Elas fazem parte das doenças crônicas não transmissíveis, que representam 74% dos óbitos no Brasil, segundo o Posicionamento sobre o Consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular, elaborado por cardiologistas. Com o aumento da expectativa de vida da população no país, em torno de 76 anos, os médicos passam a enfrentar o duplo desafio da interação dessas doenças e como melhor cuidar do paciente sem que um tratamento oncológico possa provocar um infarto, por exemplo.
A cardio-oncologia é o campo da ciência voltado para o diagnóstico precoce e o manejo adequado das doenças cardiovasculares em pacientes com câncer ou que já tiveram a doença. Um dos maiores especialistas mundiais no assunto, Tomas Neilan, será conferencista do 42º Congresso de Cardiologia da SOCESP (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo), nos dias 16, 17 e 18 de junho, no Transamérica Expo Center.
Tomas Neilan, que é professor associado de Medicina na Harvard Medical School, vai falar como certas terapias contra o câncer podem afetar o coração. Ele também é diretor do Programa de Cardio-Oncologia e co-diretor do Programa Cardiac MR PET CT do Massachusetts General Hospital, em Boston, nos Estados Unidos.
O diretor científico do 42º Congresso da SOCESP, Otávio Rizzi Coelho Filho, lembra a importância da cardio-oncologia para desmistificar a visão da doença cardiovascular como uma barreira ao tratamento efetivo contra o câncer. “Esses debates são essenciais para prevenir e reduzir os riscos da cardiotoxicidade nos tratamentos e promover as discussões sobre as terapias mais adequadas, com base nas evidências científicas, análise de risco e a individualização do cuidado, conforme as escolhas do próprio paciente”, explica Coelho Filho.
Em entrevista exclusiva, Tomas Neilan comentou sobre a participação no Congresso da SOCESP e revelou que o evento é importante para “disseminar o conhecimento e melhorar a compreensão da doença cardíaca e dos cuidados e resultados com o paciente”.
Informações: socesp2022.com.br