Clonagem do celular da clínica causa danos à reputação, perdas financeiras e implicações legais

A pandemia da Covid-19 foi um divisor de águas para a Medicina em muitos aspectos. Tecnologia e inovação impactaram o serviço de saúde no mundo, ampliando o poder de cuidado, de diagnóstico, de prognóstico e de tratamento que o médico já possuía.

Com a rápida digitalização da saúde, o atendimento nas clínicas médicas tornou-se desafiador. É preciso oferecer segurança na jornada do paciente, focar no compromisso e no cuidado. A Medicina agora está focada na predição, na prevenção e no atendimento personalizado de cada paciente.

“É preciso investimento em treinamento para passar confiança no atendimento. Segurança on-line, LGPD, WhatsApp Business, Netiqueta são temas que agora fazem parte das habilidades requeridas para os profissionais que realizam o atendimento nas clínicas médicas”, afirma Márcia Wirth, estrategista de marcas médicas.

Curso capacita equipe de atendimento das clínicas

“É hora de profissionalizar o atendimento por esse canal, que deve ser feito prioritariamente via WhatsApp Business, com observância das normas de sigilo médico e da Lei Geral de Proteção de Dados, LGPD”, defende Márcia Wirth.

E por que a preparação é essencial? Porque o amadorismo no manuseio de dados sensíveis, como os de Saúde pode ter sérias consequências. A clínica que tem o celular clonado hoje mostra-se vulnerável e sem capacidade competitiva no novo mercado. A clonagem do celular corporativo implica em danos à reputação, perda de tempo, perdas financeiras e implicações legais graves.

“As clínicas têm em mãos uma grande oportunidade de investirem numa jornada do paciente  mais simples e mais próxima por meio de mensagens. O WhatsApp Business é canal de atendimento, relacionamento e pagamento. Os desafios para o uso apropriado são muitos. Profissionalismo  é fundamental”, defende Márcia Wirth, que também é especialista em Branding, Marketing Médico e Experiência do Paciente.

Conversamos com Márcia Wirth e reunimos, a seguir, as informações essenciais sobre o curso ‘Imersão no WhatsApp da Clínica’:

  1. O curso Imersão no WhatsApp da Clínica só ocorre de maneira on-line e ao vivo?

Márcia Wirth – Sim. Optamos pelo treinamento on-line ao vivo porque ele possibilita um contato de qualidade comigo. Conversando diretamente com as profissionais que realizam o atendimento nas clínicas, consigo orientar a equipe e assegurar uma perfeita compreensão do conteúdo.

  1. Quem pode se inscrever no curso?

Márcia Wirth – Gerentes de clínicas, secretárias, recepcionistas, assistentes, auxiliares, enfermeiras e técnicos de enfermagens.

  1. Quais os objetivos do curso?

Márcia Wirth – Criar uma cultura de segurança on-line na clínica; adequar o uso do WhatsApp Business às normas da LGPD; aperfeiçoar o atendimento digital da clínica; melhorar o relacionamento com os pacientes antes que eles concluam sua jornada de compras e aprofundar o relacionamento com o paciente após o atendimento médico.

  1. Qual o conteúdo do Imersão no WhatsApp da Clínica?

Márcia Wirth – Observando as mudanças dos últimos dois anos na Medicina, consegui formar um conteúdo muito preciso sobre o  tema. Destaco:

  • Como impedir que o WhatsApp da clínica seja clonado;
  • Como agir no caso de  clonagem;
  • Por que usar o WhatsApp Business?;
  • LGPD, sigilo médico e WhatsApp Business;
  • Ferramentas do WhatsApp Business: mensagens automáticas, tags, link curto, listas de transmissão;
  • Netiqueta para Uso do WhatsApp Business;
  • Scripts: agendamento de consulta, confirmação de consulta, agendamento de teleconsulta, agendamento de procedimento recorrente, avaliação do atendimento, inscrição em canais de mídias digitais;
  • Documentos exclusivos: disclaimer LGPD para WhatsApp e termo de confidencialidade para o profissional que realiza o atendimento por este canal.
Redação

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