A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo realizou no domingo (25), a tradicional Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama, no PAMA (Campo de Marte), na capital paulista. A 59ª edição do evento foi retomada após dois anos suspensa em decorrência da pandemia de Covid-19.
A edição reuniu cerca de sete mil pessoas, entre aqueles que participaram ou estiveram presentes para prestigiar o evento. Organizada pela Life Marketing Esportivo, com o apoio da Prefeitura de São Paulo, a corrida tem como objetivo promover a conscientização da população sobre o câncer de mama, o tipo de câncer que mais mata mulheres no país, bem como destacar a importância da prevenção e detecção precoce da doença.
Conforme dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), apenas em 2021, foram registrados mais de 66 mil novos casos de câncer de mama no Brasil, uma doença que pode ser curada em mais de 90% dos casos, quando diagnosticada em fase inicial.
“Somos gratos pela presença de cada um nesse evento e por todo o apoio nessa causa, que é tão fundamental. Sabemos que a prevenção e o diagnóstico precoce são importantes para que a gente possa aos poucos vencer o câncer de mama. O São Camilo tem uma história de 100 anos no Brasil e, desde então, busca contribuir para que os brasileiros possam ter uma saúde melhor. Termos pessoas que somam conosco nos alegra bastante”, afirma o Padre Antônio Mendes, Superintendente da Rede de Hospitais São Camilo de SP.
É muito mais do que apenas correr
Criado em 1999, como parte da Campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda, o evento faz parte do calendário de milhares de pessoas, atletas ou amadores, que todos os anos vestem a camisa estampada com o alvo azul, enchem suas garrafinhas d’água e aproveitam o percurso.
O ato já contou com cerca de 190 mil participantes em mais de 10 cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Cuiabá, Blumenau, Brasília, Curitiba, Recife, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, Florianópolis e Porto Alegre.
“É a terceira vez que eu participo da corrida, eu sou tricampeã. Para mim é muito gostoso, porque a corrida é por uma causa. E quem não tem um amigo ou uma pessoa conhecida que já enfrentou ou está enfrentando um câncer? Na minha família existem casos, eu venho pela causa e para sensibilizar as pessoas ao meu entorno”, relata Gislany Gonçalves Lourenço, ganhadora do primeiro lugar na corrida de 5k.
Já a campeã na corrida de 10k foi Jéssica Levadinha. Essa por sua vez, participou pela primeira vez do evento. “Me preparei com treinos que fiz perto de casa, durante um mês. Eu estou muito feliz pela conquista, para mim é uma honra porque tudo isso é por uma boa causa. Eventos como esse ajudam a espalhar informações sobre autoexame, prevenção e cuidados”, expõe.
Outra participante que não escondeu a emoção do momento foi Valdete Melo dos Santos. A conquista de primeiro lugar na categoria PCD 5k foi bastante simbólica. “Para mim foi muito bom correr aqui. O lugar é ótimo, a gente conhece pessoas e, claro, apoia uma boa causa. Essa edição foi muito especial, perdi minha mãe no final de 2021 por Covid-19 e o sonho dela era que um dia eu ganhasse essa corrida. Consegui realizar esse sonho, sei que ela está lá feliz por mim”, conta.
Para além do propósito da conscientização, a corrida tornou-se uma experiência única para cada um dos participantes, pois a cada passo dado, cada um carregou também suas bagagens de vida. O que tornou o momento ainda mais nobre.
Sheila Vitorino, que ocupou o 1o lugar na categoria PCD 10k, teve câncer e depois do diagnóstico se tornou atleta. Assim, muito mais do que vencer, o momento trouxe para ela um que de superação. “Eu treinei sete meses para essa corrida, mas tive uma lesão no ligamento na última maratona que participei. Eu achei que não ia conseguir, então eu vim só para participar. Mas era o sonho da minha vida ganhar, porque é a corrida da minha vida. Para mim faz todo o sentido estar aqui, e olha só, peguei pódio”.
O objetivo é que as próximas edições da corrida possam atingir ainda mais pessoas que defendem e se identificam com o tema. “Nossa expectativa é continuarmos com o crescimento do público participante, para que mais pessoas sejam impactadas com a mensagem do Hospital São Camilo a respeito da conscientização sobre o câncer de mama”, afirma Aline Thomaz, CEO da Rede de Hospitais São Camilo de SP.
Todos os valores arrecadados no evento são revertidos à campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”, marca que tem como licenciado exclusivo no Brasil o São Camilo Oncologia, unidade que integra a Rede de Hospitais São Camilo SP e possui uma trajetória de mais de 50 anos na Mooca, oferecendo serviços especializados no tratamento do câncer.
Os recursos obtidos com a ação já contribuíram para a ampliação da rede hospitalar, melhoria do atendimento aos pacientes, através da aquisição de equipamentos, melhoria da capacitação médica e investimentos na área de ensino e pesquisa.